A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), através do Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência (SISPD) e segmentos da sociedade civil organizados, realizará de 21 a 29 de agosto uma programação voltada para a Semana da Pessoa com Deficiência, conforme institui a Lei n° 16.241/17.
As ações são para dar visibilidade as pautas ligadas à população com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o enfrentamento ao preconceito. Com base no eixo central a nível estadual, para edição 2022, o tema usado será “Avanços e desafios da política pública para pessoa com deficiência: cultura, turismo e lazer acessíveis”.
“Neste ano, iremos valorizar ainda mais a participação da pessoa com deficiência na cultura, turismo e lazer, sempre com olhares para acessibilidade e inclusão. Todos poderão curtir a programação, a partir de uma peça teatral, exibição de filmes com audiodescrição, palestras, passeio ciclístico e o primeiro concurso artístico para pessoas com deficiência, intitulado Ciranda Cultural”, afirmou o coordenador de Promoção à Pessoa com Deficiência, Marcos Gervasio.
Além da SDSDH, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Políticas para Mulheres, Fundação de Cultura, Associação de Pessoa com Deficiência de Caruaru (APODEC), Orgulho Down, Associação Mundo Azul – AMA, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais – APAE, Associação Caruaruense de Cegos – ACACE, Associação dos Surdos de Caruaru -ASSC e o Instituto Atipicamente, estão colaborando com a iniciativa.