Foto: Janaína Pepeu
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), inaugurou, nesta sexta-feira (5), a nova sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), no Bairro do Salgado. O prédio, que já está funcionando, conta com salas equipadas, brinquedoteca e recepção ampla para o conforto da população.
A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, acompanhada pelo secretário da SDSDH, Carlos Braga, e pela equipe do Cras Salgado, visitou as instalações, na manhã da sexta, para conferir o funcionamento dos serviços. “É tempo de trabalho. Nesse período em que temos que dar mais atenção à população, vamos poder reforçar o trabalho na assistência social na cidade para quem mais precisa. Isso é o fruto e o foco do nosso trabalho”, pontuou Raquel.
Segundo o secretario da SDSDH, Carlos Braga, o Cras tem como objetivo, através da promoção de políticas públicas, garantir os direitos sociais, o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários. “Aqui desenvolvemos atividades de educação social e oficinas com crianças, adolescentes e idosos. Com isso, conseguimos favorecer uma efetiva integração entre as diferentes faixas etárias, possibilitando relação dialógica de respeito, troca de experiências, convivência comunitária, empoderamento e autonomia do indivíduo”, explicou Carlos Braga.
O secretário da SDSDH informa, porém, que, devido à pandemia da Covid-19, apenas os serviços do CadÚnico, atendimento e acompanhamento da equipe técnica e visitas domiciliares e acompanhamentos estão sendo realizados.
O Cras Salgado, desde 2020, passou a atender também o Bairro Luiz Gonzaga, o Parque das Cidades e Lagoa do Algodão, além das localidades que já fazem parte do seu território: Salgado, Universitário, São João da Escócia, Maurício de Nassau e Fernando Lyra. “Ressaltamos que o Cras Salgado atende 5.000 famílias e, mensalmente, realizada atendimento a cerca de 1.000 famílias em atendimentos técnicos e do Cadastro Único.
O Cras Salgado fica localizado na Rua Mário Pederneira, 796.