Prefeitura de Caruaru oferece espaços de apoio e acolhimento para mulheres no São João 2024

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), anunciou a implementação de medidas e centros de apoio para mulheres em todos os polos do Maior e Melhor São João do Mundo, que terá início neste sábado, 1º de junho, e seguirá até o dia 29 de junho.

A Casa da Mulher, localizada na entrada do Polo da Estação, será um espaço dedicado ao acolhimento e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade durante o São João de Caruaru. Este local foi pensado para atender especialmente mulheres idosas, com deficiências, mães e lactantes, oferecendo um espaço de amamentação, fraldário e banheiro acessível. Na Casa, as visitantes poderão conhecer os diversos serviços e campanhas realizadas ao longo do ano, abrangendo desde o enfrentamento à violência até programas de capacitação profissional.

O Polo da Estação também contará com a Feira da Mulher Empreendedora, que funcionará das 18h à meia-noite. Este espaço foi criado para promover o empreendedorismo feminino, oferecendo às mulheres a oportunidade de expor e comercializar seus produtos e serviços, incluindo artesanato, gastronomia, perfumaria e itens de decoração.

No Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, a SPM disponibilizará o Espaço Mulher no Centro de Operações Institucionais (COI), um núcleo de monitoramento e gerenciamento de situações de emergência e segurança. Localizado próximo ao posto avançado da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), este espaço servirá como ponto de apoio para mulheres que necessitem de auxílio em casos de violência ou vulnerabilidade. O mesmo equipamento também estará presente no Polo Alto do Moura.

Além dos serviços de apoio, a programação cultural do São João de Caruaru contará com atividades realizadas por e para mulheres. No dia 16 de junho, o projeto “Sanfona Pra Elas” fará apresentações no palco principal da festa. Já no dia 28 de junho, será a vez do projeto “Elas Cantam”, valorizando as artistas mulheres de Caruaru, com a abertura do balé para mulheres idosas do “Senhora Juventude”, no Polo das Quadrilhas.

Durante todo o período junino, a SPM realizará campanhas de combate à violência contra a mulher e ações de sensibilização em todos os polos do evento, divulgando os serviços e números de atendimento disponíveis no município.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.