Foto: Elvis Edson
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB), participou, recentemente, de uma mentoria internacional, que visa buscar estratégias de resgate da biodiversidade por meio de áreas verdes planejadas para a cidade. A ação faz parte de uma parceria entre os governos brasileiro e alemão.
O projeto segue com a criação de soluções no desenvolvimento da criação de uma cidade verde, e será norteador para o desenvolvimento do Plano Municipal de Arborização. A ação tem como ideia central o lema “Resolvendo hoje, planejando o futuro”, assim como explica o secretário executivo da URB, Laertte Lima. “O apoio do Andus foi muito relevante para a identificação do potencial que o município tem para desenvolver estratégias de resgate da biodiversidade por meio de áreas verdes planejadas”, informa.
A cidade já possui incentivo com programas ambientais, como: o Adota Caruaru, que possibilita a adoção de praças e espaços públicos no município por instituições privadas; o Disque Árvore, que permite que o cidadão receba em sua casa a equipe da Prefeitura para plantar uma árvore na calçada; e o IPTU Verde, que é um programa de incentivo para soluções sustentáveis como medidas que protegem o meio ambiente, e que reduz o valor do IPTU em até 10% para os que se adequarem.
Além desses programas, o projeto propõe a criação de Instruções Normativas para o plantio de árvores em calçadas já consolidadas e em novos empreendimentos, bem como a manutenção das áreas verdes de novos loteamentos e a criação de corredores ecológicos.
“A participação social será parte fundamental da implantação do projeto, através de ações educativas para conscientização. A ação, realizada pelo Amigos do Meio Ambiente (AMA), é fundamental para a educação ambiental nas escolas e nos bairros, em prol de tornar Caruaru cada vez mais sustentável”, concluiu Laertte Lima.