A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), realizou, entre os dias 23 e 26 de novembro, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de saber como está o desempenho dos estudantes da rede municipal de ensino. As provas ocorreram, de forma presencial, nas escolas da cidade e da zona rural.
Os estudantes dos 5° e 9° anos do Ensino Fundamental foram avaliados de forma censitária, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e, de forma amostral, no componente Ciências.
No total, 62 escolas da rede municipal participaram do Saeb, sendo 35 da cidade e 27 da zona rural. Mais de 80% dos estudantes fizeram as avaliações, sob o direcionamento de 76 aplicadores.
“Houve grande engajamento e participação dos alunos no processo avaliativo e as expectativas quanto aos resultados são as melhores”, afirmou a secretária executiva pedagógica, Joana D’Arc Torres.
As avaliações foram realizadas seguindo todos os protocolos sanitários, garantindo a segurança de estudantes, aplicadores e comunidade escolar.
*O que é o Saeb*
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, realizar um diagnóstico da educação básica e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
“O resultado da avaliação do Saeb é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base concreta”, explicou o secretário da Seduc, João Paulo Derocy Cêpa.
As médias de desempenho dos estudantes, diagnosticadas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).