Teve início, ontem (3), o mutirão de controle das arboviroses na zona rural de Caruaru. A primeira ação aconteceu na Vila do Rafael. Hoje (4) será a vez de Cachoeira Seca e, na sexta-feira (5), a Vila Peladas, sempre das 8h às 12h.
Visitas domiciliares, em residências de gestantes e em pontos estratégicos para a prevenção e controle do Aedes aegypti, bem como ações de controle mecânico em depósitos de difícil acesso fazem parte da programação.
Mutirões de controle vetorial e mobilização social, análise da situação epidemiológica de forma integrada entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica, georreferenciamento das ações do programa de prevenção e controle das arboviroses com a participação dos agentes comunitários de saúde no controle vetorial do mosquito também estão sendo realizados.
Cerca de 70 servidores estão envolvidos na ação, que tem como objetivo combater os focos do mosquito Aeds aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Todas as ações de prevenção e controle realizadas pela Secretaria de Saúde de Caruaru são preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e seguem os protocolos de convivência com a Covid-19”, reforçou o gerente de vigilância ambiental, Earl Rodrigues.