Prefeitura realiza II Seminário do Juventude Vitalina

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza, no próximo dia 10 de dezembro, o II Seminário do Projeto Juventude Vitalina. O evento, que acontecerá no auditório da Escola Municipal Josélia Florêncio, a partir das 14h, tem como objetivo apresentar à sociedade civil os resultados das ações que foram desenvolvidas pelo projeto ao longo de quase dois anos.

Apresentações culturais, palestra e concurso fazem parte da programação. “O Juventude Vitalina busca potencializar e dar visibilidade ao importante processo de desenvolvimento humano de adolescentes e jovens caruaruenses, considerando as excepcionalidades do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Desta forma, visa contribuir para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente”, afirmou Carlos Braga, secretário da SDSDH.

Para isto, o Juventude Vitalina contou com o financiamento da Fundação Itaú Social, sendo executado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A fiscalização é feita pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdica).

De acordo com Diana de Assis, coordenadora do projeto em Caruaru, nesses quase dois anos de atividades foram atendidos cerca de 2.726 jovens caruaruenses. As ações envolveram 26 palestras nas escolas municipais da cidade, bem como a realização de 21 oficinas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Os jovens atendidos pelo projeto residem nos territórios de maior expressão de
violências, como os CRAS Taquara, Salgado, Bonança, Maria Auxiliadora e Centenário. Esses locais foram os que mais vitimaram adolescentes entre 13 e 17 anos”, revelou a coordenadora.

Durante o período de atividades, o projeto trabalhou o fortalecimento do Conselho da Juventude, desenvolveu a participação de adolescentes e jovens multiplicadores em torno do protagonismo, identificou o perfil dos adolescentes e jovens que hoje são atendidos pelo Projeto Juventude Vitalina, bem como potencializou a autonomia protagonizadora dos adolescentes e jovens, entre outras ações.

PROGRAMAÇÃO

– Apresentação dos “Brincantes Juventude Vitalina” com jovens protagonistas;

– Explanação do projeto (apresentação dos resultados das ações que foram realizadas);

– Jovens protagonistas falando sobre as contribuições do projeto para a vida deles;

– Palestra ‘O Protagonismo Juvenil e a Consciência Cidadã’, com a Profª Drª Ana Maria Barros;

– Apresentação do Grupo de Cultura Afro;

– Apresentação do resultado do diagnóstico realizado a partir das atividades desenvolvidas pelo Juventude Vitalina, como também a partir das ações do Comdica;

– Apresentação do Ballet Contemporâneo;

– MC Pitomba (Caio Túlio) – Concurso do passinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *