Jornal Vanguarda
A deputada Raquel Lyra (PSB) esteve na Câmara de Vereadores de Caruaru, na noite da última terça-feira (22), para fazer uma prestação de contas da sua atuação parlamentar no ano de 2015. O convite foi do vereador Gilberto de Dora (PSB) e contou com a presença de 21 dos 23 edis que compõem o Legislativo caruaruense. A socialista apresentou alguns slides e destacou ainda a sua atuação como presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) e a escolha do seu nome para assumir a presidência da Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro.
Na sua apresentação, a deputada destacou que este ano foram 682 projetos de lei distribuídos e 532 votados em 35 reuniões, além de sete audiências públicas. Outro ponto de destaque da CCLJ foi a formação de um grupo de trabalho para mediar o impasse entre a Celpe e os municípios pernambucanos sobre a transferência dos ativos de iluminação pública para as prefeituras. Participaram desse debate o Governo do Estado, Ministério Público, Celpe, Alepe e a Associação dos Municípios de Pernambuco, a Amupe. “Fiquei muito feliz de poder, através da Comissão de Justiça da Assembleia, ter ajudado na construção de uma solução para as cidades e que beneficia toda a população”, disse a deputada.
Entre os projetos de lei de sua autoria, Raquel também destacou o que garante mais segurança aos concursos públicos do Estado, aprovado no primeiro semestre deste ano. Vale lembrar que a deputada ainda é autora da matéria que obriga os gestores a fazer transição na passagem do governo (municipal ou estadual).
Ela também falou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem o objetivo de assegurar a participação da mulher na Mesa Diretora da Casa, bem como na composição das comissões permanentes e temporárias.
Ainda são de autoria de Raquel o projeto que reserva vagas para adolescentes com deficiência nos contratos de aprendizagem firmados pelos órgãos e entidades do Estado, o que assegura o parto humanizado nos estabelecimentos públicos de Pernambuco, além do que determina critérios estruturais para hotéis, albergues, pousadas e assemelhados com a finalidade de facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência de locomoção ou mobilidade reduzida. “Realmente Raquel tem feito um trabalho diferenciado nesse sentido da acessibilidade”, destacou a suplente de vereador, Rosimery da Apodec, que é cadeirante.
Um dos temas abordados pela deputada em Caruaru foi a conquista da presidência do PSB Municipal, depois de uma batalha com a família Gomes pelo controle da legenda. “Gostaria de dizer que tenho um profundo respeito pela ex-presidente Laura Gomes. Nosso partido tem dois vereadores nesta Casa (Gilberto de Dora e Marcelo Gomes). Assumimos em novembro a presidência do partido por delegação do Executivo estadual. A ideia é que possamos fazer um trabalho de discussão da cidade, de fortalecimento institucional, trabalhar as filiações partidárias e buscar vários segmentos.”
Ela destacou que esse trabalho teria sido iniciado com um debate que foi realizado no Centro de Convenções de Caruaru. “Fizemos um ótimo seminário e trouxemos um especialista em mobilidade (Francisco Cunha), além de pessoas que se interessam em tornar Caruaru uma cidade melhor para se viver. Raquel também falou na aplicação de verbas parlamentares destinadas para entidades culturais e creches da Capital do Agreste. “Em 2015, a Companhia Feira de Teatro Popular recebeu recursos para realizar várias oficinas. Também possibilitamos dez apresentações do espetáculo ‘O Auto das Sete Luas de Barro’”, disse a deputada.
Raquel lembrou ainda o incentivo à participação do estudante no conhecimento e o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo, com as excursões culturais. “Essas emendas também foram para contemplar o projeto Excursão Cultural, que já levou, desde 2014, cerca de 3 mil estudantes e professores da rede pública do Interior para conhecerem os equipamentos culturais e históricos do Recife. Entre eles estavam a Assembleia Legislativa e o Palácio do Governo. Em algumas dessas ocasiões, os governadores Eduardo Campos, João Lyra Neto e Paulo Câmara receberam os estudantes”, completou.
Durante sua fala, o vereador Duda do Vassoural (DEM), que faz parte do bloco de oposição, declarou que votará em Raquel para prefeita. “Gostaria de parabenizar a atuação da deputada e a sua preocupação com Caruaru em vários setores. Sua prestação de contas me convenceu. Em 2016, a senhora pode contar comigo. Serei um soldado de sua campanha, caso a senhora seja candidata a prefeita”, disse o edil. “Raquel está no seu segundo mandato e atua como uma veterana. Presidir a Comissão de Constituição e Justiça mostra o seu nível elevado no conhecimento das leis”, completou Gilberto de Dora.