Prévias animam Caruaru

O Carnaval da Sucata, um dos principais eventos da semana pré, acontece neste sábado (18), a partir do meio-dia, na Rua João Condé. A estimativa é reunir cerca de 20 mil pessoas

Wagner Gil

Neste fim de semana Caruaru terá uma maratona de vários blocos carnavalescos, já que nos dias de Momo a Capital do Agreste não tem nenhuma comemoração ligada à folia. No período, o município fica um deserto, fato que vem acontecendo há pelo menos três décadas, quando caruaruenses e moradores do Interior ‘descobriram’ o Litoral como local de descanso ou para brincar de forma moderada. As praias de Tamandaré, São José da Coroa Grande e Maragogi estão entre as preferidas. Já quem quer brincar mesmo tem como opção Olinda, Recife e Bezerros.

Como a festa aqui na Capital do Forró acontece uma semana antes, várias troças vão ganhar às ruas neste sábado (18), entre elas estão Pé-de-Galo, Mulher de Todos os Dias e Os Kannayas, além do tradicional Carnaval da Sucata, uma mercearia que fica localizada na Rua João Condé. Da periferia, outras agremiações também desfilarão, a exemplo do Bloco do Edmílson do Salgado, que completa nove anos.

De acordo com a Fundação de Cultura e Turismo, mais de 20 blocos tiveram apoio da Prefeitura de Caruaru, com alguns já saindo no último final de semana, no sábado (11) e domingo (12). “Apoiamos vários blocos e numa quantidade bem superior ao ano passado. O que notamos é que o caruaruense quer fazer a festa uma semana antes e, mesmo no início da gestão, a Fundação não mediu esforços para ajudar”, disse Fúlvio Wagner, do setor de eventos da FCT.

SUCATA PUXA FOLIA

O Carnaval da Sucata é quem vai puxar a folia neste sábado, sendo o principal polo. É neste evento onde muitos blocos encerram os seus desfiles. A festa vem ganhando grandes proporções e, este ano, é esperado um público superior a 20 mil pessoas. “Vamos montar o palco no final da rua e, como novidade, vamos trazer o frontstage”, disse Bayron Lasserre, que, ao lado do irmão Brivaldo e do amigo Deja, resolveu criar a folia na tradicional ‘Rua das Eletrônicas’. “Nós estávamos conversando sobre esse ‘abandono’ que Caruaru sofre no Carnaval e resolvemos antecipar a folia, mas só para amigos. A ideia era criar uma festa apenas para os mais chegados da Bodega Sucata”, revelou Bayron.

Como acontece todos os anos, o ritmo que vai imperar no Carnaval da Sucata será o frevo. “Vamos ter apoio de outros grupos culturais, como o bumba-meu-boi, mas a base de nossa festa será o frevo tradicional de Claudionor Germano, de Capiba, de Alceu Valença e tantos outros”, disse Bayron. Uma das marcas do Carnaval da Sucata é o mela-mela.

MULHER DE TODOS OS DIAS

O bloco Mulher de Todos os Dias está completando dez anos de folia. E para celebrar uma década de festa, os foliões vão se concentrar neste sábado (18), na Rua dos Expedicionários, a partir das 12h, no Amaro’s Bar. Orquestras de frevo e passistas são as atrações da agremiação, que foi criada pela deputada estadual Laura Gomes.

Nesta edição, os homenageados são a jornalista e colunista social Jaciara Fernandes, do Jornal VANGUARDA; o bloco afro Ilê Dandara, comandado pela advogada Lucimery Passos, e o colunista, também do VANGUARDA, Carlos Pinheiro. A atração será Lia de Itamaracá.

PÉ-DE-GALO

O bloco Pé-de-Galo também realiza, neste sábado, o seu 17º desfile. A concentração será a partir das 13h, na Rua 3 de Maio, Centro, com cordão de isolamento e trio elétrico Pixote, tendo como atração Jô Caruaru Swing do Verão. O kit padronizado da agremiação está sendo vendido por R$ 10, no Giradouro da Rua Felipe Camarão.

OS KANNAYAS

Também no sábado acontece a troça Os Kannayas. A concentração será às 11h, na Praça Oswaldo Cruz, que será batizada de “Espaço José Carlos de Oliveira”, criador da brincadeira na década de 70. O Rei Momo será Hipólito Gervásio. A agremiação, que será animada por orquestra de frevo, segue até o Polo Cultural, na antiga Estação Ferroviária.

MÁ FAMA

Pelo terceiro ano seguido, um grupo de amigos realizará ainda neste sábado, a partir das 10h, o Carnaval da Má Fama. O nome da festa é em referência à Rua Silvino Macedo. A prévia é organizada pelos empresários Chico Oliveira e Magno Cumaru e começou com uma brincadeira. Orquestras de frevo vão animar o evento, que ocorre na frente da casa de shows Outra Bossa. De acordo com Magno Cumaru, este ano a folia vai prestar homenagem ao jornalista e colunista social Marcolino Júnior, que foi assassinado em 2016. “Marcolino esteve com a gente nos primeiros anos. Ele faz muita falta, por isso a decisão da homenagem”, disse.

SALGADO EM FOLIA

O Bairro do Salgado também promete fazer uma grande festa com o desfile do Bloco do Edmílson do Salgado. “Estamos completando nove anos e nossa expectativa é de reunir pelo menos 10 mil pessoas”, revelou o criador da agremiação, que é vereador na cidade. A troça sai às 13h deste domingo, da Rua Santa Luzia, e vai até a Academia das Cidades, no São João da Escócia. As atrações são o cantor Jucélio Vilella, Marlene do Forró e duas orquestras de frevo.

FOLIA NO SALGADO

Ainda no Salgado sai o bloco Me Leva. A concentração será às 10h deste domingo, no Bar do Nino do Caldinho. A saída está marcada para as 14h, com orquestra de frevo e a distribuição de 100 litros de batida. A agremiação fará o percurso pelas ruas centrais do bairro.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *