O Professor Dr. Raymundo Juliano, integrante do corpo docente do curso de Direito da Asces-Unita, será homenageado, nesta terça-feira (10), pelo Superior Tribunal Militar. Ele receberá a Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM), por sua atuação nos últimos quatro anos de presidência do Conpedi – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. A solenidade será realizada no Clube do Exército, em Brasília.
Entre os agraciados, estão o ministro da Justiça, Torquato Jardim; e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), vice-presidente José Antônio Dias Toffoli, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Apenas dois pernambucanos estão incluídos entre os homenageados, e Raymundo Juliano será um deles.
Para ele, é motivo de alegria receber a comenda, que tem o grau de Alta Distinção. “Foi uma grata surpresa e fico feliz pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido, podendo novamente levar o nome de Pernambuco e da Asces-Unita a essa representação de caráter nacional”, afirmou.
A Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) foi criada pelo Superior Tribunal Militar (STM), em Sessão de 12 de junho de 1957, para reconhecer pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Militar da União. Além de ser uma forma de reconhecimento dos trabalhos prestados pelos próprios integrantes da Casa, a comenda também é dirigida para membros de outras instituições.
Sobre Raymundo Juliano
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Caruaru, atual Asces-Unita (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e doutorado em Direito pela Universidad Autonoma de Madrid (1993), além de pós-Doutorado na Universidad Castilla La Mancha (2005). Foi professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas – UEA (docente no Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e igualmente, professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.
Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Pernambuco. É professor da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (Mestrado em Direito), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Mestrado em Direito da UFRN e da Asces-Unita. Tem ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: federalismo, reforma tributária, sistemas tributários, tributação indutora e intervenção econômica. Professor Visitante nas Universidades de Salamanca e Castilla la Mancha na Espanha. Foi presidente do CONPEDI em três mandatos (2003/2005, 2005/2007 e 2013/2017).