Apesar das diversas campanhas durante o ano, os estoques de alguns tipos de sangue estão zerando em alguns hemocentros. É o caso de Caruaru, que, no último mês de novembro, esteve com o estoque de sangue dos tipos “O” negativo e “A” negativo zerados. Por isso, cada vez mais, se faz necessário fidelizar o doador para que situações como esta deixem de acontecer.
O professor do curso de Biomedicina da Faculdade UNINASSAU Caruaru e Mestre em Saúde Pública, Willians Melo, explica que o Brasil figura como um país que ainda tem muito a avançar em termos de fidelização do doador de sangue. ‘’Um estudo da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, evidenciou que, entre 2012 e 2013, apenas seis em cada dez doadores brasileiros (59,52%) são voluntários (ou espontâneos, aqueles que doam com frequência)”, ressalta.
“A meta do Ministério da Saúde é fidelizar os doadores, ou seja, que eles doem diversas vezes por ano, por exemplo, tornando essa doação fidelizada durante esse ciclo de tempo’’, explica o professor, que lembra ainda que pessoas do sexo masculino podem doar até quatro vezes por ano e do sexo feminino, três vezes.
Willians também alerta que as campanhas de doação são eficazes, mas que nem sempre conseguem abastecer o estoque de alguns tipos de sangue. “As campanhas de doação de sangue são eficazes para situações críticas, porém além de captar doadores ocasionais, que possivelmente não serão fidelizados, acaba recebendo todos os grupos sanguíneos, inclusive os que estão com estoque regular, sobrecarregando os estoques. Promover campanhas direcionadas para captar os tipos sanguíneos em estado mais crítico deve ser o objetivo’’, alerta.
Requisitos para doar
Os requisitos para doação de sangue são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar bem alimentado; apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do doador.
O Hemope Caruaru fica na Avenida Osvaldo Cruz, bairro Maurício de Massau, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, e 13h30 às 17h.