Em Caruaru, vários estudantes surdos irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai contar com dois métodos para os deficientes auditivos.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) serão disponibilizados intérpretes e vídeos tradutores, e quem escolhe o método utilizado é o aluno. A aplicação das provas será realizada em domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro.
O professor e intérprete de Libras, Álvaro Ferreira, orienta aos participantes para ficarem ligados ao enunciado das questões e as alternativas de respostas que serão apresentados em libras, por meio de vídeos gravados em DVD.
No Brasil, são 1.116 candidatos com algum tipo de deficiência, incluindo a surdez, que vão fazer o ENEM este ano. Segundo o MEC, no dia do exame, cada participante receberá um notebook para fazer as provas.
O candidato também receberá o caderno de questões, a folha de redação e o cartão-resposta, no qual deverá marcar as respostas. Ele pode escolher qual área do conhecimento fazer primeiro e assistir aos vídeos na ordem que preferir.
“Para a comunidade surda é uma grande oportunidade de ingressar na Faculdade ou na Universidade por meio da nota do Enem. Além disso, o Exame mostra a busca de inclusão social dessas pessoas e o direito de todos à educação”, finaliza Álvaro.
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de verão de Brasília (DF)