Neste sábado (9) é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional da Imunização, criado sobretudo para lembrar a necessidade da vacinação. A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Kelly Pessôa, explica a importância que a imunização tem para as pessoas e quais são as principais vacinas ofertadas para a população.
Pessôa destaca que a imunização ‘’é o grande avanço da saúde pública, é um momento único de onde fazemos de fato a tão sonhada prevenção, o estar imunizado garante que o usuário está imune contra determinadas doenças, e com isso tentamos erradicar estas doenças infectocontagiosas do nosso país’’. Ainda segundo a coordenadora e profissional da área de enfermagem, a imunização protege o indivíduo e a coletividade, além de poupar inúmeros internamentos, o que gera uma melhor distribuição de recursos.
“Importante destacar o Programa Nacional de Imunização (PNI), que surgiu em 1973 e hoje é um sucesso do Brasil e reconhecido no mundo. São mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas em vacinas, soros e imunoglobulinas”, ressalta. A coordenadora afirma que na rede básica de saúde, as pessoas contam com as vacinas de BCG, Hepatite B, Tríplice Viral, Pentavalente, Pneumo 10, Pneumo 23, Rotavirus, Vacina contra polimielite, Menigogócica C, Varicela, Influenza, Febre Amarela, Hepatite A, dtPa, anti-rábica.”Estas vacinas protegem de inúmeras doenças que seriam fatais se instaladas no ser humano”, conclui.
PNI
Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 1973, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), realiza, gratuitamente, de forma segura e eficaz, todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nas últimas décadas, o Brasil conseguiu erradicar doenças como a varíola, cujo último caso foi registrado em 1971, e a poliomielite, em 1989. Além disso, entre 2010 e 2014, não foram confirmados casos de rubéola no País.