Desde 2011, o Ministério da Saúde vem promovendo a implantação e implementação de polos do Academia da Saúde nos municípios. Os polos são espaços físicos que possuem equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, assim contribuindo para a promoção da saúde e incentivo do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.
Atualmente ,Caruaru conta com três academias da cidade, nos bairros José Carlos de Oliveira, Vassoural e São João da Escócia. As atividades oferecidas são pilates, ginástica, dança, step, além de avaliação antropométrica, orientação à caminhada e orientação nutricional.
O objetivo vai muito além de apenas promover práticas corporais e atividade física, ou do incentivo e reeducação da alimentação saudável. Os espaços foram concebidos para serem voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas na comunidade, seja através de atividades integrais ou complementares, trazendo um recanto de lazer, inclusão social e de participação.
O programa já alcançou 2.660 municípios em 3 anos de funcionamento e de acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, deve-se habilitar 4.800 polos de academias até o fim deste ano.