Sem fins lucrativos, o Programa Moto Amiga atua nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas com objetivo de conscientizar, através da educação, os usuários a respeitar as leis de trânsito, fazer uso correto dos equipamentos de proteção, e a pilotar de forma defensiva. Uma das ações do programa, desenvolvido pelas concessionárias Honda, é a realização, em parceria com o Detran, de cursos de Pilotagem Defensiva. O público-alvo são profissionais autônomos e empresas.
Entre os temas que são abordados nesses cursos estão: definição e elementos da pilotagem defensiva; condução em condições adversas; condução em situações de risco; ultrapassagens; derrapagem; ondulações e buracos; cruzamentos e curvas; técnicas de frenagem; uso de equipamentos de proteção; e manutenção correta das motocicletas.
“O propósito é conscientizar nossos usuários, com trabalhos de educação no trânsito e dicas de segurança e pilotagem defensiva”, diz Leonardo Maranhão, presidente a NOA Nordeste II – Núcleo Operacional Assohonda II, que compreende os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.
O Moto Amiga também destaca as ações que a Honda e suas concessionárias já realizam para alertar todos os consumidores sobre como dirigir defensivamente. De acordo com Leonardo Maranhão, essa iniciativa é muito importante para os usuários de veículos de duas rodas. “Fazemos esse trabalho para que tenhamos um trânsito melhor para todos, pedestres, motoristas e motociclistas”, complementa.
Ele acrescenta que no site da Honda Motos (https://www.honda.com.br/motos/concessionarias) os interessados podem localizar as concessionários da sua cidade ou região, conferir todas as informações e fazer compras on line de motos e equipamentos.