A Capital do Agreste mais uma vez é destaque no quesito Educação. Dessa vez, o projeto “Programação e Arduino nas Terras de Vitalino” é quem ganha visibilidade com a sua proposta inovadora, no Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2020. O projeto foi selecionado para receber formação e incentivo financeiro com o objetivo garantir ainda mais retornos positivos.
De acordo com a organização do Desafio, foram 138 propostas enviadas de todo Brasil, mas apenas 30 passaram para fase final e oito foram escolhidas para o programa de mentoria. Caruaru está entre elas e teve o projeto escolhido pela relevância, alinhamento de ideias com a aprendizagem criativa, sustentabilidade e escalabilidade, além do envolvimento da rede municipal de ensino e da inovação em todo processo.
“A princípio, o Projeto ‘Programação e Arduino nas Terras de Vitalino’ acontecerá na Escola Municipal Dr. Amaro de Lyra e César (CAIC). Cerca de 600 estudantes serão beneficiados com um espaço de aprendizagem criativa que tem o intuito de inserir o ensino de robótica dentro de um universo mão na massa, por meio da utilização de recicláveis e kits de baixo custo”, garantiu a gerente de Inovação na Educação, Adeilza Ferreira.
A iniciativa é organizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa com apoio da Fundação Lemann e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Media Lab). A ideia visa fomentar a implementação de soluções inovadoras que tenham potencial de criar um grande impacto na educação de jovens, entre 5 e 18 anos, matriculados no Ensino Fundamental ou Médio de escolas públicas. O projeto ainda tem como proposta tornar a educação brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças e jovens de todo o País.