Projeto Gráfica Lenta no Vale do Catimbau abre exposições ao público

Após um mês de imersão criativa no Vale do Catimbau, o *coletivo Gráfica Lenta* se prepara para encerrar sua residência artística com chave de ouro. De hoje a domingo (27 de maio e 2 de junho), as obras criadas pelos mais de 20 artistas residentes serão apresentadas ao público em exposições abertas em diversas comunidades da região. O projeto é realizado com o apoio do Funarte Retomada 2023 – Artes Visuais.
Ao longo da residência, mais de vinte artistas pernambucanos dedicaram-se à produção de *gravuras em linóleo* inspiradas na flora, fauna, paisagens, patrimônio arqueológico e cotidiano das comunidades do Vale do Catimbau. As obras retratam a biodiversidade única da região, a riqueza cultural do povo local e a beleza natural do parque arqueológico.
Boa parte dos artistas residentes tem formação como arte educadores ou experiência como artistas educadores e, ao longo de todo o período da vivência, compartilharam conhecimentos sobre a linguagem e técnica da linoleogravura com jovens da região, contemplados com uma bolsa. “Nossa proposta tem sido de ensinar e aprender com a população local, estabelecendo uma relação de mútuo saber e plantar uma semente para o surgimento de um coletivo de gravuristas na região do Vale do Catimbau”, explica a produtora executiva do projeto, Clarice Hoffmann.
Exposições em várias localidades
As exposições das gravuras serão realizadas em formato de varal em diversas localidades, buscando facilitar o acesso da comunidade às obras. A programação inclui:
 Locais:
    27 de maio: Vila do Pico
    28 de maio: Aldeia Malhador – T.I Kapinawá
    29 de maio: Vila do Catimbau
    30 de maio: Baixa Grande
    31 de maio: Serrote Preto
    1º de junho: Feira de Buíque
    2 de junho: Feira do Povoado de Carneiro
As exposições são uma oportunidade única para que turistas e a comunidade do Vale do Catimbau apreciem a arte contemporânea e se conectem com a riqueza cultural da região. As obras dos artistas residentes convidam o público a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e da valorização da cultura local.
Além das exposições,o projeto também prevê a doação de um conjunto de gravuras para o Museu e Casa da Cultura Popular de Buíque, ampliando o acervo iconográfico da instituição sobre o Vale do Catimbau. Um arquivo digital com fotos, textos e depoimentos dos participantes também estará disponível na página do Instagram do projeto (@graficalentacatimbau), democratizando o acesso à experiência da residência artística.
No Recife, as gravuras serão exibidas em uma grande exposição na Galeria Maumau, na Rua Nicarágua, 173, no dia 29 de junho. A Galeria Maumau é o espaço cultural onde está a sede da Gráfica Lenta e um importante ponto de encontro para a cena artística recifense.
A Gráfica Lenta no Vale do Catimbau é um projeto realizado com o apoio do Funarte Retomada 2023 – Artes Visuais. A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio cultural, fomentar a produção artística e fortalecer a identidade cultural do Vale do Catimbau**.
 Instagram: @graficalentacatimbau

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.