Projeto “Maria da Penha vai à Escola” retorna às escolas municipais de Garanhuns

A Secretaria da Mulher (SecMulher) de Garanhuns deu início, nesta quarta-feira (19), ao projeto Maria da Penha vai à Escola. Com o retorno das aulas, a iniciativa volta à agenda da pasta e seguirá percorrendo escolas e creches municipais até o fim do ano. O objetivo é divulgar a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres em situação de violência doméstica, promovendo conscientização no ambiente escolar. A ação conta com o apoio da Secretaria de Educação do município.

No período da tarde, a Escola Municipal Jaime Luna, localizada na Cohab 3, recebeu a equipe do projeto. Estudantes do 9º ano, com idades entre 13 e 15 anos, acompanharam a palestra conduzida por profissionais da SecMulher: a advogada e coordenadora do projeto, Fernanda Acioli; a pedagoga Lúcia Faustino e o apoio técnico Fabiana Pontes. O momento contou, ainda, com a participação da secretária da Mulher Elisabeth Santana e a diretora da instituição Maria José Ferreira.

Durante a atividade, foram abordadas questões relacionadas aos diversos tipos de violência doméstica, violências sexuais, além do alerta sobre o uso de redes sociais e o compartilhamento de fotos nessas plataformas. Além de sensibilizar os alunos, o projeto busca contribuir para a formação dos profissionais da educação sobre a temática e apoiá-los na implementação de projetos pedagógicos. A comunidade escolar recebe orientações quanto à  identificação, notificação e encaminhamento de casos de violência no ambiente escolar.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.