Projetos ‘Guerreiras do calendário’ chega ao TRE-PE

Acontece nesta quinta-feira (17), às 17 horas, no Pleno do TRE, a palestra do Projeto Guerreiras do Calendário. Inspirada no tema A Vida é uma Obra de Arte”, a terceira edição deste projeto produziu o calendário de 2016, com 12 mulheres que não desistiram da luta pela vida. Elas têm profissões e estilos de vida diferentes, porém têm em comum o espírito guerreiro. A renda arrecadada com a venda do calendário, que custa R$ 20,00, será destinada a aquisição de um mamógrafo móvel para ser utilizado no atendimento de mulheres das comunidades carentes da região metropolitana do Recife. 

  

O projeto foi criado em 2014 pela delegada Verônica Azevedo. O nome do projeto foi inspirado no filme Garotas do Calendário, onde mulheres de uma pequena província se unem para ajudar um hospital que necessita de equipamentos. No projeto das guerreiras pernambucanas, além do objetivo material, há uma tentativa de resgate de autoestima. As participantes tem idades entre 24 e 70 anos e participam de um dia especial com atenção voltada aos cuidados da beleza, incluindo cabelo e maquiagem.

 

Para o calendário 2016 o foco é voltado para o que ajudou essas mulheres a não desistirem de lutar pela vida. O que serviu de elo no momento de religação: o amuleto, a fé, a família, enfim, o que deu suporte nos momentos de aflição nos desertos que cada uma delas tem que atravessar. Nesta edição há também uma novidade, onde um casal representa um dos meses, por ter descoberto, quase que simultaneamente, que ambos eram portadores de câncer: ela de mama, ele de próstata e juntos superaram o desafio. 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *