O ano letivo começou e criar uma rotina de estudos para crianças e adolescentes pode ser muito importante para ajudá-los a manter o foco e a disciplina. Pensando nisso, Raquel Silva, psicopedagoga institucional do Colégio Exato Prime, traz dicas que irão facilitar bastante nessa montagem de cronograma de estudos.
A primeira dica é estabelecer um horário fixo, isto é, definir horários específicos para estudar todos os dias, levando em consideração as atividades da escola e outros compromissos. “Isso ajuda a criar uma rotina consistente”, afirma a psicopedagoga.
Criar um ambiente adequado, que garanta que o local de estudo seja tranquilo, bem iluminado e livre de distrações, como televisão e celular, também é fundamental.
Outra dica é definir objetivos claros, ajudando a criança ou o adolescente a estabelecer metas realistas e mensuráveis para cada sessão de estudo, bem como incluir diferentes tipos de atividades de aprendizado, como leitura, escrita, exercícios práticos e revisão.
Raquel Silva enfatiza ainda que dar pausas regulares é de grande importância para um bom aprendizado. “Intervalos curtos entre as sessões de estudo podem melhorar a concentração e o desempenho”, disse.
Ensinar a criança ou o adolescente a organizar seus materiais de estudo, como livros, cadernos e canetas, e estimular a autonomia, deixando que eles escolham algumas atividades de estudo e sejam responsáveis por cumprir a programação, também são dicas importantíssimas. Raquel adianta ainda que o reconhecimento e o elogio pelos esforços e conquistas incentivam a motivação intrínseca.
Por fim, deve-se estabelecer uma rotina de sono adequada, certificando-se de que a criança ou o adolescente esteja descansado. Caso contrário, isso pode afetar significativamente a capacidade de aprendizado.
“A rotina deve ser flexível, podendo ser ajustada, conforme necessário, para atender às necessidades individuais e circunstâncias variáveis”, afirmou a psicopedagoga, acrescentando “que é importante lembrar sempre de adaptar essas dicas de acordo com a idade, personalidade e necessidades específicas de cada criança ou adolescente”.