PT de Caruaru emite nota oficial e convoca para evento em setembro

NOTA DO PT CARUARU

1. O Partido dos Trabalhadores em Caruaru é reconhecidamente um dos Diretórios Municipais mais organizados do estado de Pernambuco, tanto pela sua atuação permanente em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, pelo seu compromisso e disciplina partidária ao seguir rigorosamente as orientações políticas do partido em suas instâncias superiores, quanto por ser um exemplo de articulação regional colaborando com o fortalecimento do PT em toda região Agreste.

2. Pela importância do PT em nossa cidade, o ParTido se coloca como protagonista das lutas e dos movimentos que arrastaram às ruas milhares de caruaruenses em 2022 e, desde então, se mantém em permanente diálogo com os partidos do campo democrático. Juntos ao PT, ajudaram a eleger mais uma vez o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Carlos Veras, além das companheiras Teresa Leitão no Senado e Rosa Amorim na Assembleia Legislativa de Pernambuco, esta última filiada aqui em Caruaru, sendo a única da Capital do Agreste eleita dentre tantos candidatos tradicionais que concorreram a uma vaga na Alepe.

3. Nos últimos meses o PT e a figura de representação maior do nosso partido em Caruaru, o Presidente Leonardo Bulhões, têm sofrido ataques por parte de um filiado que por votação do diretório municipal foi expulso e espantosamente foi reconduzido, mesmo sem a apreciação da ata municipal com os motivos da expulsão, por parte da executiva estadual do PT Pernambuco. Por ter o registro de expulsão em Caruaru, é evidente que o filiado busca com isso algum tipo de revanchismo, numa nula tentativa de desmoralizar o PT e gerar algum tipo de desgaste na representação do Presidente do PT, por este ser um dos nomes que o partido poderá apresentar na disputa à Prefeitura de Caruaru.

4. Tais ataques, semelhantes aos praticados pelos mais baixos movimentos bolsonaristas, não vão impedir o PT de construir um caminho de protagonismo no período de decisões do povo de Caruaru no pleito que se avizinha. É imperativo dizer que o senhor Rivaldo Soares é, para esta direção partidária, um indivíduo que não soma e nunca construiu coletivamente no PT. Não há uma corrente interna que apoie suas práticas e portanto alertamos à sociedade e a imprensa local e estadual que não concordamos com a sua forma e nem com o conteúdo de suas opiniões publicadas nas redes sociais e que este filiado é persona non grata por este corpo dirigente, e ainda, que convidamos o senhor Rivaldo Soares a procurar uma outra legenda para continuar exercendo suas praticas, assim como já fez em diversos outros partidos da qual já passeou.

5. No PT em Caruaru e em todo país queremos filiados, filiadas, gente militante que colabore com a construção da unidade em torno do desenvolvimento do país, do estado e do município, ampliando diálogos e representando os interesses da coletividade com harmonia e respeito. O caminho do PT em Caruaru será de união em torno de um projeto progressista, pela esquerda, com propostas que retomem assuntos como a participação popular e a garantia de amplo diálogo com os movimentos e organizações sociais. Que se coloquem claramente em oposição à governadora do estado e aos que se posicionem aliados e aliadas ao seu projeto de governo distante da classe trabalhadora e de costas para o povo de Pernambuco, que acreditou, e hoje após 7 meses, já demonstra arrependimento, tendo visto o índice elevado de rejeição de Raquel Lyra.

6. Acreditamos que a Federação Brasil da Esperança em Caruaru será capaz de garantir a presença tanto do PT como dos demais partidos que a compõe na Câmara Municipal de Caruaru no próximo ano e que faremos de tudo para termos a melhor e mais representativa chapa proporcional que disputará no ano que vem, garantindo a manutenção dos mandatos que representam tão bem a FE BRASIL, ampliando nossa participação. Enxergamos com muito respeito as demais candidaturas colocadas no nosso campo e buscaremos uma condição de unidade já no primeiro turno, mas não sendo possível, acreditamos que uma eleição com diversas frentes também poderá favorecer uma melhor análise por parte do eleitorado sobre qual projeto mais se identificam, possibilitando alianças em um provável segundo turno.

7. A experiência dos dirigentes partidários somado com a melhoria da qualidade de vida da população com os avanços dos programas sociais e projetos do Governo Lula, tais como o retorno do Bolsa Família, do Brasil Sorridente, do programa Mais Médicos e dos grandes investimentos do PAC com quase 91 milhões de reais investidos, em boa parte em nossa região como a continuação da duplicação da BR 104 até o estado da Paraíba ou os recursos destinados por nossos deputados estaduais, federal e senadores em Caruaru e região nos colocam em uma situação bastante favorável ao colocar nossos quadros partidários em contato com a população e na desafiadora tarefa de buscar a preferência do eleitorado.

8. Por fim, convocamos todos os filiados e filiadas para nossa Plenária Municipal, Encontro do PT Caruaru que acontecerá no dia 16 de setembro de 2023 e que permitirá com que a gente faça valer nossas vozes. Lá apresentaremos ainda as alterações na direção partidária para os próximos dois anos. Sigamos em luta! Comissão

Executiva Municipal Caruaru, 16 de agosto de 2023

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.