A qualidade das escolas é sempre um ponto decisivo na hora dos pais escolherem onde seus filhos estudarão. E foi pensando nisso que o site Melhor Escola (www.melhorescola.com.br) oferece a avaliação de todas as 193 mil instituições de ensino médio no Brasil.
No portal é possível que pais, alunos, ex-alunos e professores opinem sobre os colégios. “A ideia é que essas avaliações ajudem outros pais e alunos em busca da escola ideal”, explica Juliano Souza, um dos fundadores do Melhor Escola.
Sérgio Andrade, outro idealizador do projeto, diz que os testemunhos também contribuem com a melhoria da educação brasileira. “Isso porque que evidenciam as expectativas da população sobre as instituições e estas podem desenvolver ações para atender as expectativas do mercado.”
Critérios da qualidade das escolas
São cinco os critérios a serem avaliados: motivação dos estudantes, estrutura, participação da comunidade, desenvolvimento socioemocional e preparação para o vestibular. Tanto escolas públicas quanto privadas podem ser avaliadas.
O passo a passo para opinar sobre um colégio é o seguinte:
1) Entrar no site www.melhorescola.com.br
2) Buscar as escolas a serem avaliadas por nome da instituição e/ou cidade
3) Entrar na página das escolas dentro do portal
4) Clicar em “Avalie essa escola”
5) Fazer a avaliação e deixar um depoimento
6) Compartilhar a página de avaliação nas redes sociais para que outras pessoas avaliem as escolas também.
O portal disponibilizou um vídeo no Facebook para mostrar como avaliar as escolas. Acesse o vídeo aqui: https://www.facebook.com/melhorescola.net/videos/1966481560322504/
O Melhor Escola
O site Melhor Escola foi criado em 2012, depois que seu idealizador, Juliano Souza, se frustrou ao não encontrar uma ferramenta que o ajudasse a escolher uma escola para seu filho. Hoje, a página conta com informações de todas as 193 mil escolas brasileiras, além de avaliações de pais, alunos, ex-alunos e professores.
Em 2016, o site passou a fechar parceria com escolas particulares para divulgação de bolsas parciais de estudo. Atualmente são mais de mil instituições parceiras que oferecem bolsas de até 70% de desconto para seus usuários.