Por conta de sua grandiosidade e reunião de culturas, a Copa do Mundo encanta até aqueles que não se identificam com o universo do esporte. Neste cenário, vestir uma camisa verde e amarela ao lado da família e dos amigos para acompanhar as jogadas é o desejo de boa parte dos brasileiros desde que o evento, que acontece de 14 de junho a 15 de julho na Rússia, começou. Porém, nem tudo são flores: as competições acontecem também ao longo da semana e não há uma regra de gestão específica para as empresas adotarem diante dessa situação.
Dessa maneira, as companhias podem escolher o caminho de dispensar os colaboradores nos dias de jogos do Brasil. Mas, outra possibilidade é liberá-los apenas durante o horário da competição ou optar por mantê-los em jornada corporativa normal. Neste contexto, o profissional precisa estar preparado para lidar com todas as opções, em especial a que necessita de atenção para sustentar a postura no ambiente de trabalho.
“O uso de cornetas, demonstrações exageradas de alegria ou indignação e bebida alcoólica são elementos comuns de uma torcida. Contudo, vibrar pelo time do coração na empresa traz um contexto diversificado. Afinal, o colaborador não está sentado no sofá de casa ou em uma mesa de bar. Portanto, ao assistir a competição no trabalho é fundamental tomar cuidado com as mensagens transmitidas para não manchar a imagem perante o chefe”, afirma Renato Gangoni, CEO da Spin Design.
Pensando em contribuir com a “boa conduta” nessa época do ano, o especialista em linguagem visual desenvolveu o manual do torcedor com dicas ilustradas. A partir de informações claras e objetivas presentes nas imagens, o profissional terá em mente com mais facilidade as atitudes que deve ter nos jogos.