Primeira governadora eleita por Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) e sua vice Priscila Krause (Cidadania) tomaram posse, na tarde deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Após a cerimônia, elas seguiram a pé até o Palácio do Campo das Princesas. No percurso, os 184 municípios pernambucanos e o Arquipélago de Fernando de Noronha foram representados com suas bandeiras.
Raquel Lyra recebeu a transmissão de cargo do ex-governador Paulo Câmara no Salão das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas, e, logo após, ela discursou para o grande público que a aguardava. “Pela primeira vez, desde que nos tornamos uma unidade federativa, uma mulher igual a cada uma de vocês, eleita pela vontade do povo, vai ocupar este lugar. É uma honra, um orgulho e uma enorme responsabilidade que esta mulher seja eu, tendo ao meu lado esta brava companheira de jornada, nossa vice Priscila Krause”, bradou a governadora.
Em seu discurso, a governadora reforçou o seu compromisso de combater a fome no estado. “Não podemos mais aceitar ser uma sociedade em que parte das pessoas não come, enquanto outra parte não dorme, com medo da violência”, disse.
Raquel afirmou que a pobreza é um desafio a ser enfrentado, “exigindo de todos nós unidade, capacidade de dialogar e entrega ao trabalho”. “Sabemos que as pessoas esperam de nós uma gestão pautada pela justiça, sensível, diante das desigualdades; criativa, na busca de soluções e com agilidade para fazer mais”, complementou.
Para combater a violência que aflige o estado, a governadora ratificou que vai construir uma política pública eficiente, “chamando todas as forças envolvidas nesse processo para participar e ajudar a pacificar nossas ruas”. Quem mora aqui não pode seguir vivendo com medo. Quem vem visitar tem que voltar para casa com o desejo de retornar mais vezes a nossa terra. O Juntos pela Segurança vai ser uma das nossas prioridades.
A governadora chamou atenção para a saúde, “que anda tão combalida”. “É preciso requalificar hospitais e construir novas instalações, bem como agir emergencialmente para reduzir as filas de exames e consultas. Não é do dia pra noite que se resolvem essas questões. Mas vamos trabalhar exaustivamente para que, pouco a pouco, elas passem a ser solucionadas.”
Raquel também defendeu o diálogo com o Governo Federal por mais investimentos para Pernambuco. “Estarei em Brasília em breve, para apresentar nossas demandas emergenciais. Farei isso quantas vezes for necessário. Torço para que o presidente Lula, que também toma posse hoje, não falte ao nosso estado. Se somos conhecidos como Leão do Norte, coragem temos de sobra para buscar recursos e garantir investimentos”, concluiu.