Foto: Janaína Pepeu
O Complexo Médico Jacqueline Fernandes da Costa Silva, inaugurado na manhã desta quinta-feira (31), é um conjunto de unidades da rede ambulatorial da atenção especializada, que passa a se chamar “AME Diagnósticos”. O espaço comporta o Centro de Imagem, o Laboratório Central e o Laboratório de Cito e Anatomopatologia (LACIAN). A unidade recebeu o nome em homenagem a agente de saúde que trabalhou por anos no Bairro Centenário e faleceu no dia 8 de junho de 2020, vítima da Covid-19.
“Hoje inauguramos um tempo novo na saúde Especializada de Caruaru. Estou muito feliz em realizar essa homenagem no dia que seria o aniversário de Jacqueline, à família de alguém que se dedicou a cuidar do outro. Ser servidor público é isso. Nossa missão é servir. Fica registrada nossa homenagem por alguém que fez tanto por nossa cidade, que era moradora de uma das comunidades mais vulneráveis do município e que, junto com seus colegas profissionais da saúde, colocaram a vida em risco para cuidar de cada um de nós”, disse a então prefeita de Caruaru, Raquel Lyra
O AME Diagnóstico é uma unidade especializada que tem como objetivo realizar um atendimento humanizado, voltado ao diagnóstico por imagem com a realização dos seguintes exames: avaliação urodinâmica; ecocardiograma; ultrassonografias; coleta de material para realização de biópsia de próstata; raio-x com dois novos equipamentos digitais, que possibilitam uma maior agilidade e precisão diagnóstica. O aparelho colabora para a preservação da saúde dos pacientes, já que é possível obter imagens claras com redução de cerca de 90% da radiação ionizante.
Além os exames já ofertados, haverá o incremento de mais três exames que serão realizados na unidade. São eles: eletroencefalograma; teste ergomêtrico; e MAPA. Só no ano de 2021, a unidade de referência em exames de imagem e diagnóstico realizou 24.225 exames. O novo complexo está localizado na Rua Djalma Dutra, 215, no Bairro Nossa Senhora das Dores.
“As novas instalações do Laboratório permitirá uma estrutura digna para realização de coleta de amostra biológica (exames regulados) proporcionando mais conforto, segurança e qualidade aos usuários”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.
O município de Caruaru possui um serviço próprio de citologia oncótica e anatomopatologia, que atende toda à rede assistencial de saúde pública do município. A rede é composta por 76 Equipes de Saúde da Família e cinco de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde. Esses serviços funcionam em 62 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cobrem cerca de 80% da população SUS.
No LACIAN são realizados, em média, 200 exames de histologia/mês, sendo 98% desses peças cirúrgicas, 50 exames de citologia geral/mês, com uma média de 1.500 a 2.000 citologias vaginais por mês. O LACIAN é referência para os 32 municípios da IV Gerência Regional de Saúde, no que diz respeito ao envio de peças para realização de exames histológicos.
Já o Laboratório Central, antes localizado no Lactário, é uma unidade de referência municipal e regional, uma vez que atende aos 32 municípios pertencentes a IV Regional de Saúde através do Programa da Tuberculose e Hanseníase em diagnóstico laboratorial. É uma unidade composta por biomédicos, bioquímicos, farmacêuticos, técnicos de laboratório além dos profissionais da área administrativa responsáveis.