Raquel Lyra inaugura modelo inovador de Escola em Tempo Integral

fita

A prefeita de Caruaru Raquel Lyra e o secretário de Educação, Rubenildo Moura, entregaram, na última sexta-feira (02), aos moradores do bairro do Salgado e comunidades vizinhas, a tão esperada Escola em Tempo Integral Prefeito João Lyra Filho. O modelo de ensino adotado tem como objetivo aumentar a jornada escolar, valorizando as atividades educacionais extracurriculares e o vínculo comunitário.

“Com os investimentos que estão sendo feitos, nós estamos no rumo certo para transformar Caruaru pela Educação. Aqui, no bairro do Salgado, estamos extinguindo três anexos das escolas Laura Florêncio, Josélia Florêncio e Sinhazinha, que estavam funcionando em situação precária. Agora, os alunos estão matriculados aqui. Mais horas de aula significa ampliar o desempenho dos jovens, que também ficam menos vulneráveis à violência. É um educandário modelo que vai propiciar um ensino de excelência e mais humanizado, ajudando a mudar a realidade social e criando mais oportunidades para a juventude”, assegurou a prefeita Raquel Lyra.

O ex-governador João Lyra Neto, filho do patrono da nova escola, disse estar emocionado com a homenagem. “O reconhecimento ao trabalho realizado por João Lyra Filho – meu pai – é muito justo, pois, assim como Raquel, ele foi um prefeito que muito trabalhou pela educação e também o gestor municipal que mais construiu escolas na cidade e na área rural. Seu carro-chefe foi o Colégio Municipal Álvaro Lins, que funciona até hoje atendendo a centenas de estudantes”, completou.

Os mais de 500 alunos, matriculados no Ensino Fundamental II, permanecerão durante todo o dia nas dependências da unidade. Durante o período, além das aulas tradicionais da grade, eles vão participar de modalidades esportivas, aulas de informática, oficinas e desfrutarão de quatro refeições por dia, com cardápio especial montado por nutricionistas do município.

Na opinião da dona de casa Maria Aparecida, que tem filhos matriculados na Escola em Tempo Integral Prefeito João Lyra Filho, o benefício não é apenas para o aluno, mas principalmente para a família. “Essa é a oportunidade de mudar de vida. Agora, sei que posso me dedicar ao trabalho, na certeza absoluta de que meus filhos estão seguros e bem alimentados”, comemorou.

A escola possui 17 salas de aula, quadra poliesportiva, espaço de jogos, biblioteca, sala de harmonização e de recursos, refeitório, laboratórios, área de banho (masculino e feminino), além de um espaço físico que dispõe de acessibilidade e também outros benefícios que somarão no processo de ensino/aprendizagem.

“Esse momento é um marco para Caruaru. A prefeita Raquel Lyra está, de fato, implantando o modelo correto da Educação em Tempo Integral. É uma proposta para desenvolver toda a atividade pedagógica para a construção do conhecimento através da pesquisa, da investigação, do intercâmbio entre instituições. É uma nova geração que terá um projeto de vida voltado para o empreendedorismo”, afirmou o secretário de Educação, Rubenildo Moura.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, os profissionais possuem dedicação integral e os alunos permanecem na instituição de ensino durante nove horas e 30 minutos diários. A carga horária é das 7h30 às 17h, sendo uma hora e 20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche. As refeições são ofertadas, gratuitamente, pela prefeitura.

A estudante Yasmim Azevedo disse que ficou impressionada ao conhecer as dependências da unidade de ensino. “Eu sempre sonhei em estudar numa escola como essa, que nos proporciona uma melhor condição, inclusive de aprendizado. Vim de uma escola que a falta de estrutura chegava a interferir no meu desenvolvimento. O momento é de gratidão. Obrigada a prefeita Raquel Lyra que valoriza os estudantes e os impulsiona ao sucesso estudantil”, destacou.

A solenidade de inauguração contou, também, com a presença do vice-prefeito Rodrigo Pinheiro, o ex-governador João Lyra Neto, o também ex-governador Joaquim Francisco, o deputado federal Bruno Araújo, além de vereadores, secretários municipais, autoridades locais e a comunidade em geral.

Conheça um pouco mais sobre o Prefeito João Lyra Filho, que deu nome à nova escola:

Prefeito por duas vezes, deputado federal e estadual, João Lyra Filho muito contribuiu para o crescimento de Caruaru. Assim como sua neta Raquel Lyra (atual prefeita), ele também via que a resposta para um futuro promissor está na Educação. Ele não poupou esforços para alfabetizar e melhorar a vida dos estudantes da cidade e do campo, implantando escolas como o Colégio Municipal Álvaro Lins, seu carro-chefe, e tantas outras dezenas de unidades estudantis, na área rural, a exemplo de Itáuna, Malhada de Pedra, Brejão e tantas outras. João Lyra Filho também foi o pioneiro em proporcionar cursos de aperfeiçoamento para professores.

Dentre as realizações do então prefeito, além da construção de escolas, também foi construído o Museu de Arte Popular de Caruaru, a completa renovação e aquisição de livros para Biblioteca Municipal, o plantio de mais de dez mil mudas de árvores e a distribuição de mais de 200 mil à população.

Homem forte e de fibra, João Lyra Filho agigantou-se na adversidade e foi um dos poucos que tiveram a coragem de combater o Golpe Militar de 1964 e a falta de liberdade no Brasil.

Uma de suas frases que ficará para sempre na mente e nos corações dos caruaruenses é: “Adotei Caruaru como meu mundo e fiz muito bem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *