Nesta quarta-feira (13), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, participou de mais uma reunião com o grupo Comunitas, que tem, dentre as ações, o Programa Juntos, do qual o município faz parte. Participaram da reunião o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro, secretários municipais, empresários de todo o estado e representantes de órgãos da sociedade civil.
“Mais uma reunião do Programa Juntos, seis meses depois de muito trabalho e levantamento de dados. Estamos trabalhando pra conseguir melhorar os gastos, buscando o equilíbrio entre o que se arrecada e o que se gasta para fortalecer nossas ações. E estamos trabalhando para conseguir outras parcerias que nos auxiliem na segurança, na educação e em outras áreas”, pontuou Raquel.
Segundo Washington Bonfim, especialista em Gestão Pública da Comunitas, o equilíbrio das contas públicas é uma necessidade urgente da gestão pública. “O Programa Juntos trabalha com gestores compromissados com uma administração mais eficiente e com uma receita equilibrada, como vemos em Caruaru. Raquel é uma prefeita jovem e busca uma gestão diferente, por isso apoiamos o município”, explicou.
O Juntos também está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.
Seleção
Participar do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável requer passar por criteriosa seleção: o prefeito deve ter ficha limpa, a cidade precisa ter características territoriais, geográficas e populacionais heterogêneas e diversificadas e a prefeitura deve ter capacidade de disseminação dos resultados, para a replicabilidade das ações.
Em 2016, cerca de 100 cidades buscaram a Comunitas para formar parceria com o Programa Juntos em busca de uma melhoria efetiva na gestão pública por meio de atuações focadas, principalmente, no cidadão.