Os partidos Rede Sustentabilidade e PPS vão protocolar nesta terça-feira (1º), na sala da Secretaria de Apoio aos Órgãos do Parlamento (SAOP) no Senado, uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral (PT-MS).
O documento, assinado pelos presidentes nacionais dos partidos, respectivamente Gabriela Barbosa Batista e o deputado pernambucano Roberto Freire, será encaminhado ao Conselho de Ética da Casa e pode resultar em cassação do mandato do petista, preso sob suspeita de envolvimento no esquema de corrupção desvendado pelaOperação Lava Jato, da Polícia Federal, na Petrobras.
Na representação, os partidos mencionam oáudio que flagrou o senador Delcídio arquitetando a fuga do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, com quem tem ligações, para não se comprometer nas investigações da Lava Jato.
A gravação, feita por um dos filhos de Cerveró, foi considera elemento suficiente para a decretação de prisão de Delcídio, por decisão unânime no Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de obstrução das investigações do chamado petrolão