Para auxiliar os candidatos do partido espalhados por mais de 800 cidades do país, a Rede Sustentabilidade preparou um “Kit Eleições”, com uma campanha institucional destinada ao pleito deste ano para escolher os novos prefeitos e vereadores nos municípios. Com o slogan “O Brasil vai fazer 18”, esse conjunto é composto por peças gráficas que servem como modelos para ser adaptadas a cada chapa ou concorrentes da própria legenda. Assim, os tais materiais poderão ser utilizados nas divulgações online e off-line.
Esse pacote já está à disposição dos candidatos, de forma gratuita. Desenvolvido pela Coordenação de Comunicação da Executiva Nacional da REDE, o kit pode ser solicitado pelos interessados em buscar esse apoio através do e-mail comunicação@redesustentabilidade.org.br. A iniciativa faz parte de um trabalho da REDE de prestar apoio e dar suporte às candidaturas em meio à primeira eleição da legenda desde a aprovação do seu registro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em setembro de 2015.
Além dos materiais gráficos, a Coordenação de Comunicação também elaborou um pequeno guia que detalha a existência de pastas onde estão as peças direcionadas aos concorrentes a prefeito e a vereador. Além disso, informa a existência das peças institucionais da REDE e do selo com o número 18, criadas para as eleições desse ano. Esses materiais, no entanto, não podem ser editados e já estão prontos para impressão.
Ainda de maneira breve, o manual também ensina como a pessoa consegue alterar cada pela contida no conjunto e, dessa forma, se adaptar ao candidato da REDE. A cartilha dá dicas sobre o emprego do programa Adobe Photoshop para efetuar esse tipo de edição nesses materiais.
Detalhes do kit
Tanto para os candidatos a prefeito e a vereadores, o “Kit Eleição” oferece peças destinadas aos materiais impressos, também conhecidos como off-line. Para essa modalidade, o pacote tem artes para impressão de adesivos de para choques e de para-brisa traseiro dos carros. Outros materiais podem ser adotados para a confecção de bandeiras, de banner e das preguinhas dos candidatos.
No caso dos materiais online, existem peças de divulgação para as páginas no Facebook como também no Twitter. A ideia de proporcionar esse kit é também garantir uma identidade visual do partido em suas respectivas candidaturas espalhadas por todo o Brasil.
Mais apoio aos candidatos
Ainda nessa linha de auxiliar as campanhas da REDE pelo país, o partido colocou à disposição outros dois serviços de apoio aos candidatos. Um deles aborda a área de mídias sociais dos candidatos. Para isso, a REDE organiza reuniões abertas online, por meio de hangouts, todas as terças-feiras. Nessa ocasião, os participantes contam com a orientação de um especialista da área de comunicação para saber como utilizar de forma eficaz essas mídias.
Além disso, a REDE tem à disposição um canal direto com o seu Departamento Jurídico nacional para prestar esclarecimentos sobre a campanha. O serviço atende também aos coordenadores jurídicos e aos porta-vozes das comissões provisórias municipais. Nesse contato, os interessados poderão ter informações referentes aos cuidados com a arrecadação de recursos, orientações para prestação de contas e com a propaganda partidária.