O líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT), voltou a fazer duras críticas ao projeto de Reforma da Previdência do governo Michel Temer (PMDB). Segundo o senador, a proposta do peemedebista “é cruel para o trabalhador brasileiro e vai transformar o País no pior país do mundo para se aposentar”.
Humberto lembra que, mesmo em países em que a expectativa de vida maior, as regras são menos rígidas que a proposta de Temer para a Previdência. “A gente pega um país como a Turquia, que tem uma expectativa de vida um pouco maior do que a brasileira, e vê que lá o tempo mínimo para se aposentar por contribuição é de 19 anos. Nos Estados Unidos, o tempo mínimo é de 10 anos. Estamos prestes a viver a pior e mais severa previdência do mundo”, afirmou o senador.
O líder da oposição também questionou o argumento do governo Temer de que o modelo proposto de Reforma da Previdência foi definido com base no envelhecimento da população brasileira. “Claro que há um envelhecimento da população brasileira. Mas, mesmo os países mais ricos do mundo, que passaram por uma grande transição demográfica e onde a população de acima de 60 anos já é superior ao de jovens com menos de 15 anos, é possível ao trabalhador conseguir uma aposentadoria integral com o tempo médio menor do que o proposto por Temer”, assegurou Humberto.
Pelas regras atuais, o aposentado pode ter acesso ao benefício integral atingindo a fórmula progressiva 85 para mulheres e 95 para homens. O cálculo é feito a partir da soma do tempo de contribuição com a idade. Na reforma proposta por Temer, o tempo mínimo será de 49 anos. Nos países ricos, o tempo médio é de 44 anos.
Segundo Humberto, ainda há uma grande desinformação da população sobre o projeto de Temer para a aposentadoria. “As pessoas ainda não se deram conta do que está em jogo com essa proposta. Por isso, precisamos seguir informando à população. Somente com a mobilização nacional é que vamos conseguir derrubar essa proposta”, alertou o senador.