Teve início, na última sexta-feira (6), a votação popular para a escolha de um dos integrantes do I Registro do Patrimônio Vivo de Caruaru (RPV- Caruaru), através de iniciativa da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC). São 32 habilitados pelo edital após a análise do mérito artístico e cultural e apenas um será escolhido pela população. Cada pessoa pode votar apenas uma vez em um dos candidatos, através do site patrimoniovivo.caruaru.pe.gov.br.
O prazo para a votação se encerra na próxima quinta-feira (12) e o resultado do mais votado nesta etapa será divulgado na sexta-feira, dia 13 de dezembro, durante o encerramento da programação da Semana ‘Viva Gonzaga’. Após esta fase, os demais candidatos passarão por uma Comissão Especial de Análise constituída por cinco membros de Caruaru, sendo dois representantes da Fundação de Cultura e Turismo; dois do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC); e um da Câmara Legislativa Municipal de Caruaru. Serão cinco nomes escolhidos para receber o valor mensal vitalício de R$ 1 mil.
Ao todo, este primeiro edital selecionará cinco integrantes do Registro do Patrimônio Vivo, que tem o objetivo de oferecer apoio financeiro e também de preservação, por incentivo do Governo Municipal, para os processos de criação e divulgação de técnicas; modos de fazer e saberes das culturas tradicionais ou populares; mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultura; sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no município há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição.