O Prefeito de Riacho das Almas, Mário Mota, recebeu nesta quarta-feira (27) o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária Nilton Mota, e uma comitiva de técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco, o IPA. Nilton anunciou no município o lançamento do Programa Água Doce, que chega a Pernambuco através do Ministério do Meio Ambiente.
O programa prevê um investimento de R$ 36 milhões para a construção de 170 sistemas de dessalinização para 50 municípios pernambucanos, e Riacho das Almas ficou entre os 20 primeiros escolhidos para receberem novos sistemas dedessalinização. “A gente escolheu Riacho das Almas para fazer o lançamento desse programa por causa do engajamento do Prefeito Mota na questão da crise hídrica”, destacou o secretário.
Ainda de acordo com Nilton, o Programa Água Doce vai focar na participação de todos os agentes civis e governamentais na gestão descentralizada do acesso à água potável: “O programa vai fazer um diagnóstico da situação hídrica dos municípios, e as etapas passarão ainda por mobilização, implantação e gestão dos equipamentos durante os dois primeiros anos de funcionamento”, explicou.
Na agenda, técnicos do IPA dos 20 primeiros municípios que serão contemplados com o Programa além de funcionários do Ministério do Meio Ambiente fizeram uma visita técnica ao sistema de dessalinização instalado no Sítio Camurim, o primeiro da América Latina movido à energia solar. Eles vieram entender como o sistema funciona e aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas em relação a essa tecnologia pioneira. “O primeiro dessalinizador do Nordeste foi instalado aqui pelo então governador Miguel Aares de Alencar em 1986. A gente se sente muito honrado em servir de exemplo para outros municípios”, disse o prefeito Mota.
Atualmente, Riacho das Almas produz por hora 24 mil litros de água potável por meio dos 17 dessalinizadores em atividade atualmente no município. O próximo equipamento a ser instalado com a tecnologia contemplará o poço artesiano do bairro Nova Esperança, na zona urbana de Riacho das Almas