Ricardo Cravo Albin fala sobre Música Popular Brasileira na Boa Vontade TV‏

GetAttachment

A Boa Vontade TV entrevistou um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira, o jornalista e musicólogo Ricardo Cravo Albin. A gravação ocorreu no Instituto que leva o nome do entrevistado.

Durante o bate-papo, Cravo Albin relembrou sua infância em Salvador, na Bahia, e contou como a música entrou em sua vida, a ponto de fundar e dirigir o Museu da Imagem e do Som (MIS). Além de escrever vários livros sobre diversos assuntos, ele formou-se em Direito, Ciências e Letras e tornou-se historiador de MPB, produtor musical, produtor de rádio e de televisão, crítico e comentarista.

O jornalista comentou também sobre a criação, em 1968, da Escola Brasileira de Música Popular, que utilizava a música como ferramenta educacional, e falou da fundação do Instituto Cravo Albin, em 2001, uma das grandes conquistas de sua carreira profissional.

Entusiasta da música, ele também criou o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, com cerca de doze mil verbetes e em constante atualização. A versão on-line é uma obra de referência para os estudiosos da Música Popular Brasileira. Entre os biografados, consta o compositor Paiva Netto, com sua vida, dados artísticos e discografia destacados.

Confira a abrangência completa pelo site www.boavontade.com/tv.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *