Romero Sales Filho preside última sessão e apresenta balanço da Comissão de Meio Ambiente da Alepe em 2024

Recentemente eleito para ocupar o cargo de terceiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o biênio 2025-2026, o deputado estadual Romero Sales Filho (UB) presidiu, nesta terça-feira (17), a última sessão de 2024 da Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Casa de Joaquim Nabuco. Ao término do encontro, o parlamentar apresentou um breve balanço das ações realizadas ao longo do ano e destacou o saldo das reuniões ordinárias, audiências públicas, palestras e visitas técnicas.

“Ao ressaltar o empenho de cada parlamentar que se debruçou sobre temas de tamanha importância para a sociedade, é preciso observar o cumprimento do principal objetivo deste colegiado, no sentido de estreitar a relação entre o legislativo e a população, e de contribuir diretamente para a entrega de ações e políticas públicas efetivas em temáticas tão pertinentes ao povo pernambucano, entre as quais destaco medidas para facilitar o acesso à água principalmente em regiões do semiárido e da criação equivocada de reservas ambientais”, disse Romero.

Ao abordar a produtividade da comissão, o deputado citou a aprovação de 49 projetos de lei e a realização de audiências com foco no debate sobre mudanças climáticas, bem como visitas técnicas a órgãos como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e o Instituto Serra Grande.

“Nos despedimos da comissão com sensação de dever cumprido, tendo promovido debates com foco na elaboração de projetos e estratégias de prevenção aos efeitos das mudanças climáticas, de restauração da terra, de combate à desertificação e de convivência com a seca. Seguiremos atuando diuturnamente no parlamento buscando sempre apresentar melhorias e honrando cada voto que nos foi confiado”, pontuou Romero.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.