Rua São Sebastião recebe obras após mais de 40 anos

Wagner Gil

Considerada uma das vias mais importantes do centro da cidade, a Rua São Sebastião começou a receber obras de requalificação. Os investimentos da Prefeitura de Caruaru se aproximam de R$ 1 milhão e o prazo de conclusão é de 90 dias. Os melhoramentos estão divididos em três eixos.

O secretário de Obras, Rodrigo Miranda, explicou: “A via será dividida entre início, meio e fim, com o objetivo de não atrapalhar o fluxo diário da rua, que é de grande fluxo”, disse. Segundo ele, a cada trecho concluído, um novo será iniciado, o que inclui piso intertravado, calçadas mais amplas, padronizadas e acessíveis, iluminação em led, paisagismo, espaço para carga e descarga e vagas de estacionamento.

Rodrigo lembrou ainda que, durante os finais de semana e à noite, algumas equipes irão trabalhar. “Temos uma meta que é 90 dias para concluir essa obra. Nessa primeira semana, avançamos bastante e tenho certeza que nosso cronograma será cumprido”, afirmou o secretário. Segundo ele, até o início de abril as obras serão finalizadas.

A reportagem VANGUARDA ouviu também alguns comerciantes e clientes do setor. “Um sonho está sendo realizado. Sem falar de nenhum prefeito que já passou, mas é a primeira grande reforma que a Rua São Sebastião recebe”, disse Erivaldo Soares. “Vai melhorar muito para os compradores e também para nós vendedores, pois teremos locais disciplinados para carga e desgarga”, completou Ivan Silva.

A obra, que também faz parte do conjunto de melhorias do Centro, inclui ainda as ruas 15 de Novembro, 7 de Setembro e adjacências. “Realmente uma grande obra. A Rua São Sebastião tem dezenas de estabelecimentos comerciais e parecia uma rua morta, sem vida”, destacou o aposentado Sebastião Alves de Lima.

“Essa via tem a cara da Feira de Caruaru quando era no Centro. Muitas lojas vendem produtos do nosso dia a dia há décadas. É impossível ir na Feira de Caruaru e não passar na São Sebastião”, destacou a dona de casa Elisa Santos.

PRIMEIRA ETAPA EM FASE FINAL

As obras de requalificação do Centro da cidade tiveram início em abril deste ano e contemplou drenagem, recapeamento asfáltico e construção de três novos pontos de ônibus, com alguns já finalizados. Serão mais de R$ 4 milhões investidos e um retorno garantido, já que essa requalificação atingiu vários setores, incluindo a retirada dos ambulantes e a construção de algumas áreas como o Comércio na Praça e a Alameda de Alimentação.

A prefeita Raquel Lyra destacou a importância das obras para melhorar a fluidez do trânsito, o fluxo das pessoas e, consequentemente, mais geração de empregos. “O que estamos fazendo aqui foi tudo pensado, planejado e discutido com os próprios comerciantes. Os projetos que foram apresentados por nossa equipe tiveram alteração por sugestão dos comerciantes. Já está dando certo”, disse Raquel.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *