Rússia: Medvedev diz que sanções podem ser justificativa para guerra

Dmitry Medvedev discursa em São Petersburgo

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, disse nesta quinta-feira (30) que, em certas circunstâncias, as sanções impostas contra Moscou podem ser vistas como um ato de agressão e uma justificativa para a guerra.

“Gostaria de salientar mais uma vez que, sob certas circunstâncias, tais medidas hostis também podem ser qualificadas como um ato de agressão internacional. E mesmo como um casus belli (justificativa para a guerra)”, disse Medvedev, acrescentando que a Rússia tem o direito de se defender.

A Rússia enfrenta uma disparada de sanções econômicas paralisantes dos países ocidentais em resposta à invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, que ela chama de “operação militar especial”.

Medvedev, um ex-presidente russo que já foi visto como liberal, emergiu como um dos mais beligerantes defensores da guerra, fazendo uma série de denúncias mordazes contra o Ocidente.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *