Em seu segundo ano de realização, a exposição de arte Cores da Terra chega ao maior e melhor São João do mundo com o tema “Terra de Caruaru”, misturando estilos e técnicas das artes visuais. O salão estará aberto ao público a partir da próxima sexta-feira (06), das 17h às 23h e funcionará no Galpão das Artes (galpão da Estação Ferroviária). O projeto é desenvolvido a partir de aprovação no edital de São João da Prefeitura de Caruaru, coordenado pelo artista plástico e ceramista Humberto Botão e com curadoria assinada por Carlos Lima.
Ao todo, o projeto recebeu mais de 100 inscrições de obras, das quais foram selecionadas 40 obras de 28 artistas de Caruaru e região, retratando o tema a partir da pintura, posca, escultura em cerâmica e madeira, talha, assemblage e intervenção artística em fotografia. “Elementos da cultura, do cotidiano e da história de Caruaru aparecem representados nas cores e nos contrastes entre técnicas tradicionais e temas contemporâneos ou mesmo na utilização de novos materiais, afirmando o sentimento integrador e de resistência que a arte promove, provocando o observador a questionar certezas. Os Mestres aparecem representados para nos lembrar que, apesar de ser uma cidade convergente e globalizada, existe um núcleo irradiador de cultura local que se projeta para o mundo tanto na música, quanto nas artes visuais”, afirma um trecho do texto curatorial assinado por Carlos Lima.
Para o coordenador do projeto, Humberto Botão, “esta é uma oportunidade de visibilidade e construção de um cenário de respeito, valorização e profissionalização das artes visuais caruaruenses. Buscamos fazer uma construção coletiva, levando o debate para a Associação dos Artistas Plásticos de Caruaru e dialogando sobre sua construção. Este ano, buscamos dar ainda mais ênfase à história dos participantes, para que a cidade possa conhecer a produção e a biografia dos seus artistas”, completa Botão.
A exposição junina de artes acontece há 20 anos, protagonizada pela Prefeitura de Caruaru. Desde o ano 2018, que a categoria assumiu sua organização, submetendo o projeto ao edital junino. O tema deste ano, Terra de Caruaru, faz menção ao livro de José Condé e referência às primeiras exposições, organizadas pelo artista Marcos Bezerra, cuja temática era a mesma. A expo Cores da Terra é gratuita, de classificação livre e aberta ao público de quarta a domingo, das 17h às 23h.
Conheça o Curador Carlos Lima
Carlos Lima é natural de Recife, possui licenciatura em artes plásticas e mestrado em ciência das artes. Foi professor de curadoria e montagem de exposições do curso técnico em artes visuais (IFPE Olinda) e coordenador de ações educativas do Instituto Ricardo Brennand. Atualmente, é coordenador de educação do Paço do Frevo, além de consultor de projetos culturais.
Ficha Técnica
Humberto Botão / Coordenação Geral e Expografia
Carlos Lima / Curadoria
Amanda Samara / Produção e Assessoria de Imprensa
Crative / Comunicação Visual e Fotografia das Obras
Raphael Prestes / Monitor e Montagem
Sâmara Camilla / Monitora
Wellington Barros / Monitor e Montagem
Shivo Araújo / Montagem
M. Light / Iluminação
Associação dos Forrozeiros e Trios Pé de Serra de Caruaru – ASFOC / Proponente do Projeto
Associação dos Artistas Plásticos de Caruaru – AAPC / Colaboradora
Artistas
Adriano Freire
Ágatha Monteiro
Aldayr Matias
Blaze Wolf
Caju Galon
Ed Bernardo
Edu Albuquerque
Eliaquim Artesão
Firmo
Glauber Fábio
Glauco Lima
Héctor Luis Cisneros
Helô Germany
Humberto Botão
J. E. Ramos
Jader Moura
João de Barro
Márcio Ferreira
Marcus Bastos
Marluce Barbosa
Nicinha Otília
Petros Pessoa
Ratinho
Raul 78111
RLuz
Shivo Araújo
Zenilda Bezerra