SAS conclui semana de serviços e atendimentos preparativos para o Carnaval

Com a proximidade dos festejos carnavalescos, a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) do Governo de Pernambuco concluiu uma semana de trabalhos dirigidos a serviços e atendimentos pensados para a época. Equipes estaduais do Projeto Praia Legal, em parceria com a Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), e do Programa ATITUDE, administrado pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), realizaram ações no Recife e outras cidades da Região Metropolitana.

Na terça-feira (18), a rede hoteleira de Jaboatão dos Guararapes recebeu orientações em uma ação de sensibilização do Praia Legal, numa parceria entre profissionais estaduais e do município. O projeto propõe o enfrentamento ao trabalho e à exploração infantil na cadeia produtiva turística, com intervenções nos eixos de articulação e mobilização social, identificação do trabalho infantil e proteção social. As orientações aconteceram nos pontos de atuação turística das praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.

“A abordagem durante esta época é ainda mais necessária para contarmos com a colaboração de todos para denunciar a violação dos direitos de crianças e adolescentes”, ressaltou Leônidas Leal, coordenador estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Já na quarta-feira (19), o ATITUDE Nos Territórios, uma das modalidades do Programa ATITUDE, foi às ruas do bairro da Bela Vista e do Centro, no Cabo de Santo Agostinho, com a campanha “Foliando na Rua”. O objetivo foi sensibilizar o público acompanhado no espaço sobre as festas de carnaval sob a ótica do respeito, levando reflexões quanto à importância da adoção de estratégias de redução de danos para aqueles que consomem álcool e outras drogas.

“São orientações de prevenção à violência e de cuidados com a saúde, como a importância da hidratação e locais onde procurar atendimento durante o carnaval. Também orientamos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e fizemos distribuição de preservativos masculinos e femininos”, explicou Mirts Lopes, supervisora do ATITUDE no município do Cabo.

Durante a tarde da sexta-feira (21), o Praia Legal voltou às ruas, desta vez à beira-mar da praia de Boa Viagem, no Recife, visitando hotéis e pousadas para orientar sobre os procedimentos para encaminhamento de denúncias de violências contra crianças e adolescentes. Comerciantes, turistas e população geral também receberam informações.

“A atuação de nossa secretaria perpassa um grande escopo de abordagens, que levam em consideração as particularidades dos vários territórios pernambucanos. Portanto, reforçamos nossas ações, dentro dos programas, projetos e ações, por entender a relevância do impacto que o carnaval tem no cotidiano de nossa população”, destacou Carlos Braga, secretário da SAS.