O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima, uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), recebeu uma palestra sobre a saúde do homem. Trinta adolescentes participaram do encontro, que discutiu temáticas como Doenças Sexualmente Transmissíveis e higiene pessoal. O evento é resultado de tratativas que visam à formalização de uma parceria entre a fundação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Abreu e Lima.
Sífilis, herpes, gonorreia e cuidados com o corpo foram temas debatidos em grupo. Além de ouvir, os jovens participaram do encontro tirando dúvidas e expondo a sua opinião sobre os assuntos. Ainda participaram do evento agentes socioeducativos, professores do anexo da Escola Pastor Amaro de Sena, que funciona dentro do Case Abreu e Lima, e professores do IFPE. O evento fez uma alusão ao Novembro Azul, movimento dedicado à prevenção do câncer de próstata e ao cuidado com a saúde do homem.
Para o coordenador técnico do Case Abreu e Lima, José Wilson, a realização da palestra fortaleceu a discussão sobre os cuidados que os adolescentes devem possuir com a saúde. “A palestra foi de extrema importância para os socioeducandos. Ela trouxe esclarecimentos de assuntos aos quais os adolescentes não têm acesso ou que são negligenciados pelos próprios jovens”, afirmou.
No mesmo sentido, o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, destacou a importância desse primeiro evento realizado pelo campus Abreu e Lima do IFPE, que se soma a uma parceria já existente entre outros campi da instituição de ensino e centros de internação da Funase. “É a efetivação do compromisso socioeducativo do IFPE. O Campus Abreu e Lima entra efetivamente na unidade com essa ação, que é a primeira de uma série que estamos programando conjuntamente para atender os socioeducandos na educação profissional e na promoção de esporte, cultura e lazer”, declarou.
Imagem: Divulgação/Funase