Sebrae apresenta novidades na 19ª Fenearte

O Sebrae em Pernambuco terá participação diferenciada na 19ª Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de 04 a 15 de julho. Neste ano, como faz desde a primeira edição do evento, o Sebrae realizará as costumeiras rodadas de negócios, que vão acontecer em todos os dias da feira, e uma rodada internacional inédita, nos dias 02 e 03 de julho, em parceria com Sebrae Nacional, Apex e AD Diper. O tradicional apoio da instituição ao artesanato local também se dará pela disponibilidade de um espaço de 540m², onde também haverá exposição e venda de produtos.

Em 2018, o Sebrae ocupará 540m2 do pavilhão do evento, entre as ruas 08 e 09, e terá apresentação diferenciada das outras edições, com área dedicada a múltiplas expressões no artesanato. Serão 30 empreendimentos reunidos nesse espaço que abrigará exposição, comercialização de peças e rodada de negócios em todos os dias do evento. Variadas tipologias artesanais serão apresentadas sob formas criativas, inovadoras e originárias de Serra Talhada, Petrolândia, São José do Egito, Salgueiro, Arcoverde, Goiana, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Surubim, Bezerros, Caruaru, Olinda e do Recife. Algumas das regiões do estado contarão com caravanas do Sebrae, que trarão os artesãos para participar da Fenearte.

“O Sebrae em Pernambuco apresentará muita diversidade e riqueza cultural com inovação na 19ª Fenearte. As mostrar expositivas, as rodadas de negócios, e a presença de empreendedores de todo o estado ligados à criação artesanal garantirão a qualidade de nossas atividades na feira. Em 2017, promovemos mais de 600 encontros nas rodadas de negócios, que geraram R$ 5 milhões de reais em negócios. Nossa expectativa para 2018 é ampliar esse resultado. Além da realização de Negócios com compradores do Brasil a ser realizado durante todos os dias da Fenearte, outro elemento importante este ano é a Rodada Internacional, que ocorrerá pela primeira vez na feira, e é resultado da parceria entre Sebrae, Apex e AD Diper”, afirma Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco.

PROJETO RHISOPHORA – O Sebrae-PE convidou Marcelo Rosenbaum, designer com experiência no desenvolvimento de grandes projetos de valorização de culturas, artesanatos e produtos regionais, e conhecido principalmente pelos seus trabalhos no programa de televisão Decora (GNT) e no quadro Lar Doce Lar (Caldeirão do Huck – TV Globo), para fazer uma mentoria com 30 artesãos pernambucanos. A Consultoria especializada em Design de Produto foi nomeada Jornada Criativa, e contou com encontros constantes ao longo de três meses para a criação de uma linha de produtos que transmitam a identidade cultural pernambucana, concebida com foco no mercado. A grife RHISOPHORA, que será lançada na 19ª Fenearte, retrata a flor do mangue e foi criada a partir dos talentos do grupo de artesãos para carregar a cara, as cores e a ancestralidade da Terra dos Altos Coqueiros, fazendo referências diretas às raízes locais e apresentando identidade e história em seu DNA. A nova marca ficará exposta em estandes centrais de 6m² no pavilhão. Após a Fenearte, vai percorrer todo o estado de Pernambuco, passando pelo rio Capibaribe, Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

RODADAS DE NEGÓCIOS – 30 empresas âncoras já estão confirmadas para a rodada de negócios. A estimativa inicial é que sejam fechados R$ 5 milhões em negócios gerados a partir de 600 encontros diretos e previstos para os próximos 12 meses. Dessas negociações participam empresas compradoras, artesãos e outros segmentos da economia criativa. Os números de encontros e, consequentemente, de valores em negócios fechados podem superar as expectativas, já que o Sebrae permite a entrada de outras empresas compradoras, as chamadas empresas flutuantes, que não tenham se inscrito antecipadamente e desejem participar durante os dias da feira.

RODADA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DO ARTESANATO BRASILEIRO – Como ação inédita na Fenearte, visando estimular o comércio exterior, o fomento ao consumo de produtos brasileiros e o fortalecimento de marcas de pequenos negócios nacionais, o Sebrae-PE, em parceria com o Sebrae Nacional e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e AD Diper, viabilizam a realização de uma rodada internacional, da qual vão participar dez empresas âncoras. As empresas são originarias dos Estados Unidos, da Itália, Alemanha e do Japão, todas elas interessadas no comércio exterior do artesanato. Inscritos previamente e já considerados aptos para a exportação, vão participar dessa rodada 50 unidades produtivas e artesãos, sendo 20 de Pernambuco e as demais de estados como Alagoas, Acre, Espirito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Tocantins. A atividade, intitulada, Projeto Comprador Fenearte 2018, será realizada das 14h às 19h, no Hotel Gran Mercure Recife, que fica no bairro de Boa Viagem, nos dias 02 e 03 de julho, antes da abertura da Fenearte, marcada para o dia 04. A opção por realizar a rodada internacional nesses dias foi feita por viabilidade, organização e logística da ação. Segundo a Apex, a rodada deve gerar cerca de US$ 500 mil dólares em negócios ao longo dos próximos 12 meses. A agenda dos compradores dos compradores inclui ainda dois dias de visita à Fenearte e um dia de visitas técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *