Seguindo uma tendência nacional, que avança para a utilização dos diversos processos, instâncias e mecanismos de participação social como forma de aderência social à gestão das políticas públicas, a transparência da administração e a eficácia da gestão, desde 2013 Caruaru passou a contar com a Secretaria de Participação Social. A abertura para as políticas de participação social possibilita diálogos com a população que favorecem que sociedade civil e governo construam juntos a cidade.
Em 28 de dezembro de 2015, o prefeito José Queiroz, realizou uma emenda na Lei Orgânica do município para incluir definitivamente a política de participação social, reconhecendo desta forma a participação como um direito do cidadão. Em meio a essas conquistas, nesta terça (12), a Secretaria de Participação Social foi agraciada com o 1º Prêmio de Boas Práticas da Rede Brasileira de OP, na categoria “Boas Práticas de Inovação em Democracia Participativa”, com o projeto “Orçamento Participativo: Valorização e Consolidação do Turismo Rural”.
“Felicidade enorme recebermos essa notícia, 2016 começa muito bem pra nossa Gestão e em especial pra nossa equipe da Participação Social. Caruaru vem se tornando referência nacional em participação pela construção de diálogos em diversas ações. Em dezembro ganhamos, através do Gabinete Digital Caruaru, o prêmio nacional de direitos humanos e agora este de boas práticas no OP. É a consolidação e uma resposta pela decisão política acertada, onde escolhemos fazer política pública dialogando com as pessoas”, comemorou o secretário.
O Gerente de Decisões Orçamentárias, da Secretaria de Participação Social, Lino Portela também comentou o resultado positivo “As idéias que constroem as cidades do futuro estão nas ruas. O prêmio de boas práticas permitiu que uma dessas ideias tomasse forma. Proposta aprovada numa plenária da zona urbana pedia roteiros turísticos para a zona rural. E assim chegamos a este momento. Levamos a frente o case do roteiro da Pedra do Cruzeiro na Vila de Pelada no 1º Distrito, daí a construção da rede de turismo rural de Caruaru. Parabéns a Caruaru, parabéns a comunidade de Peladas, aos jovens que cuidam diariamente da Pedra do Cruzeiro. A cidade merece e vai se tornando mais igual nas oportunidades para todos e todas.”, concluiu.
Com a premiação, a Rede Brasileira de Orçamento Participativo tem como objetivo fortalecer a democratização da gestão pública e da sociedade civil, assim como a busca da diminuição das desigualdades sociais por meio da participação popular, consolidando práticas e compartilhando experiências. A realização do 1ª Prêmio da Rede buscou reconhecer as boas práticas na gestão pública nacional e internacional, além das praticadas pela sociedade civil. Ao todo foram 20 projetos de todo o país inscritos em quatro categorias.
O secretário Leonardo Bulhões representará Caruaru na Cerimônia de Premiação que será realizada no encerramento do 9º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo no dia 22 de Janeiro de 2016, em Porto Alegre/RS.