Nesta sexta-feira, 21, às 9h, no Auditório da Secretaria de Saúde ocorrerá o lançamento oficial do 1º Censo Municipal da Pessoa com Deficiência. A abertura dos trabalhos contará com a presença de autoridades do governo municipal, explicando como se dará a execução do censo que vai mensurar o número de pessoas com deficiência em Caruaru.
O censo tem o objetivo de quantificar as pessoas com deficiência e a partir daí traçar politicas que estão inseridas em diversas áreas, sendo elas: educação, saúde e assistência social. Após essa etapa será avaliada a demanda para criação de políticas específicas para os deficientes.
O projeto é uma ação conjunta que envolve o Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Saúde, Secretaria de Participação Social e Secretaria de Políticas sociais.
Também será realizada uma capacitação com os agentes de saúde que serão os responsáveis pelo cadastro das pessoas com deficiência. A capacitação será ministrada por especialistas em projetos com necessidades especiais, seja ela auditiva, visual ou intelectual.
As primeiras localidades que serão visitadas pelos agentes comunitários de saúde serão Itaúna, Riacho Doce e Cachoeira Seca. A ação contará com uma equipe de 11 agentes de saúde, três enfermeiras e um apoiador da área.
“Após a capacitação será montado um calendário para a realização e o prazo de entrega desses questionários na Secretaria de Saúde e logo após, esses dados serão levantados em um software que foi criado especialmente para este projeto. Estamos muito felizes com toda essa ação de criação de políticas para as pessoas especias.”, declara Alvaro Lins, presidente do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.