A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, em todas as unidades de sua rede, pré-conferências que têm como objetivo compreender quais as necessidades de cada comunidade, e escolher o delegado que irá apresentar e defender as propostas levantadas, na Conferência Municipal, que está prevista para julho.
Desde a última sexta-feira (2), as pré-conferências foram iniciadas, começando pelo bairro Santa Rosa, e seguirão o dia 16 de junho. Geralmente, os encontros acontecem nas unidades básicas de saúde de cada comunidade, e funcionam da seguinte maneira: A população é ouvida pelos mediadores e dentro das discussões, são levantadas propostas de melhorias na saúde, que aquela comunidade acredita ser necessária. Após o levantamento, são escolhidas as propostas que seguirão para a Conferência Municipal, e também, decide-se quem será o delegado daquele bairro, que irá defender essas propostas.
Além da escuta à população, também estão sendo realizadas pré-conferências sobre as políticas prioritárias como: Saúde mental, População Negra, LGBT e Pessoas com Deficiências, com seus respectivos representantes. As instituições de ensino superior, e trabalhadores de saúde, também serão ouvidos.
A Conferência Municipal de Saúde, tem uma grande importância, pois as propostas aprovadas, farão parte do novo plano municipal de Saúde, que será executado de 2018 à 2021.