Secretários são sabatinados no Programa Jornal VANGUARDA

Wagner Gil

O Jornal VANGUARDA, que vai ao ar pela Rádio Caruaru FM (104,9), realiza, pelo segundo ano consecutivo, uma série de entrevistas com todos os secretários municipais. A ideia do programa é cobrar uma prestação de contas por pasta e ainda trazer informações sobre o planejamento dos dois próximos anos.

Na semana passada, quando se iniciou a série, os primeiros sabatinados foram Juliana Gouveia (Secretaria de Políticas para Mulheres), Rubenildo Moura (Educação), Rubén Pecchio (Planejamento, Orçamento e Gestão), João Melo Neto (Desenvolvimento Econômico/Economia Criativa), José Carlos Menezes (Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural) e Perpétua Dantas (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos).

Nesta semana, o programa trouxe Maria Alves (Fundação de Cultura), Dimitre Bezerra (Controladoria e Caruaruprev), Túlio Vilaça (Procuradoria), Diogo Bezerra (Fazenda e presidente da URB), Henrique Oliveira (Administração), Rodrigo Miranda (Obras), Nyverson Moura (Procon), André Teixeira Filho (Central de Abastecimento de Caruaru – Ceaca) e José Pereira de Souza, da Secretaria Extraordinária das Feiras.

Na próxima quinta-feira (27) será a vez da prefeita Raquel Lyra (PSDB). Ela iria fechar a série de entrevistas, porém a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, teve um imprevisto e só poderá participar do programa na sexta-feira (28). “Essas entrevistas são importantes, pois, além de prestação de contas, criam uma interação com o ouvinte, que também participa, através de mensagens, com perguntas ou opiniões”, destacou Fúlvio Wagner, gerente da emissora.

Para o secretário José Pereira, a iniciativa do programa é uma oportunidade para que eles mostrem o que estão realizando na cidade. Ele apresentou, durante toda a entrevista, o desenvolvimento de uma série de ações que vem proporcionando à feira. Entre os destaques estão a parceria com os empresários do antigo terreno da Fundac e obras de acessibilidade no Parque 18 de Maio. “Na área da Fundac houve um ganhou enorme para compradores, vendedores e a cidade de forma geral. Ainda temos muitas obras sendo realizadas, a exemplo da recuperação da Casa Rosa e do novo local dos restaurantes”, disse Pereira.

Na Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, a aração de terra e a recuperação de estradas estavam entre os destaques do trabalho realizado pelo titular da pasta, José Carlos Menezes. “Em 2018 foram recuperados 769 quilômetros de estradas rurais. Além disso, quase 13 mil hectares de terras foram arados. A Suder também disponibilizou 7.239 caminhões-pipa com água potável”, informou Menezes. As ações se estendem também para a saúde dos animais. Mais de 270 bichos foram vacinados contra a brucelose e 5.275 contra a febre aftosa.

Outra preocupação da Prefeitura de Caruaru é de se aproximar ainda mais dos produtores rurais. Pensando nisso, está prevista a implantação de quatro Centros de Apoio ao pequeno produtor. O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) beneficiará 416 famílias até 2019, levando aos moradores o sonho de ter uma casa própria, bem estruturada.

Outro destaque é a criação da Feira da Agricultura Familiar. Sobre as questões ambientais, várias medidas estão sendo tomadas. Uma delas é a implementação do viveiro do Parque Serra dos Cavalos, com a produção de 8 mil mudas florestais. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) também foi reativado.

EDUCAÇÃO

Durante sua campanha, a prefeita Raquel Lyra prometeu transformar a cidade através da educação. Nessa área, a Prefeitura de Caruaru tem avançado bastante, com investimentos na área chegando a quase 40 milhões, só em 2018. O secretário da pasta, Rubenildo Moura, destacou as dez escolas e os cinco Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) que foram requalificados. “Também foi construído o CMEI Ivanise Flora. A Escola Professora Laura Florêncio ganhou uma quadra coberta e com palco. Outra ação foi a abertura e equipagem de três novas unidades, bem como ampliamos a oferta de vagas nas escolas em tempo integral”, disse.

A PMC também tem distribuído água mineral em todas as escolas da rede, beneficiando estudantes, professores e funcionários (em média 40 mil botijões de água/mês). Houve ainda a aquisição de 64 laboratórios (sendo 32 de ciências e 32 de matemática), além de 60 de informática.

Outras iniciativas tomadas pela Secretaria de Educação é a formação continuada de professores e a valorização da categoria. “Mais de 2 mil profissionais foram presenteados com notebooks e kit de material didático, incluindo microfone para facilitar a comunicação dentro das salas de aula. Visando à ampliação do conhecimento dos docentes, também foi disponibilizado um bônus de R$ 300 para aquisição de livros na Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), incentivando a leitura e contribuindo para o desenvolvimento pedagógico”, destacou o secretário Rubenildo Moura.

CEACA

André Teixeira Filho apresentou um saldo atual de mais de R$ 2 milhões. “Isso representa os trabalhos realizados pela gestão para manter o local com um bom equilíbrio financeiro. Esse dinheiro será utilizado 100% para a expansão da Ceaca, obra que os comerciantes esperam desde a sua inauguração. Será a primeira grande expansão com dinheiro próprio”, destacou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *