Segurança pessoal e sobrevivência é tema de webinário no MPPE

No próximo 7 de abril, das 16h às 18h, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e da Assessoria Ministerial de Segurança Institucional (AMSI), inicia uma série de capacitações na área de proteção aos membros e servidores.

O primeiro encontro é o webinário “Segurança pessoal e sobrevivência”, que tem duas horas de duração, 250 vagas disponíveis, sendo 150 para o MPPE e 100 destinadas à outros integrantes do Ministério Público brasileiro, magistrados da Justiça Federal e dos Tribunais de Justiça, além de polícias Federal, Civil e Militar. Para realizar a inscrição o interessado deve acessar o endereço eletrônico: http://bit.ly/3l4hDxZ.

“A segurança institucional de membros e servidores é uma prioridade para o Ministério Público de Pernambuco. Além dessa capacitação, vamos realizar diversas outras ao longo do ano e estamos investindo na ampliação das atividades do Grupo de Apoio às Promotorias de Justiça, com a criação do GAP-Agreste II, para realizar atendimento às promotorias de Justiça de Garanhuns e região. Assim, vamos ampliar as orientações e suporte institucional no âmbito da segurança institucional. As temáticas dessa capacitação são pioneiras dentro do MP brasileiro. A ideia é darmos seguimento com a parte prática no segundo semestre “, disse o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas.

Após a abertura oficial às 16h, serão ministradas duas palestras. A primeira, às 16h10, intitulada “Sobreviver: condutas no cotidiano”, ministrada pelo major da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), José Rogério Diniz Tomaz. Ele é especialista em gerenciamento de crises, negociação policial, psicologia clínica e psicanálise. A segunda palestra, intitulada “Balística terminal: efeitos na autodefesa”, será ministrada às 16h50 com o juiz federal e instrutor de armamento e tiro, Tiago Antunes de Aguiar. Ele é mestrando em direito penal com o tema legítima defesa e balística.

“No exercício das responsabilidades constitucionais, muitos procuradores, promotores e servidores têm uma exposição maior aos riscos de ações adversas que pretendem barrar a atividade ministerial. Assim, essas capacitações são questões de primeira ordem quando falamos no desempenho das atividades ministeriais”, disse o secretário-geral do Ministério Público, Maviael de Souza Silva.

Após as exposições, às 17h30, os participantes do Webinário podem realizar perguntas e participar de um debate com os dois palestrantes. Os palestrantes vão abordar, dentro das suas especialidades, questões como o “triângulo da sobrevivência”, erros mais comuns em ações cotidianas, condutas importantes, tipos de coldre, além de estudos de casos reais.

“Esta ação contribui para o desenvolvimento dos objetivos ministeriais, bem como as postulações da Política de Segurança Institucional do MPPE. Após essas palestras, vamos realizar um treinamento simulado de casos específicos com utilização de armamento airsoft e competição de tiro prático. Após essa primeira ação, serão cinco encontros presenciais, tanto na capital como no interior do estado (Recife/Caruaru/Custódia/Petrolina), realizados com o cumprimento de todo o protocolo de saúde”, disse o assessor ministerial de Segurança Institucional do MPPE, o tenente-coronel da PMPE, André Luiz Freitas Ferreira.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *