A partir da próxima segunda feira, 23, a Prefeitura de Caruaru, através das Secretarias Políticas Sociais, de Saúde e de Educação, darão início às atividades que compõem a programação da 1ª Semana do Bebê. Palestras, apresentações culturais, mobilizações, atividades físicas e oficinas compõem a programação que vai de 23 a 27 novembro.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
Para os municípios, o Selo Unicef representa o reconhecimento de uma das tarefas mais importantes no âmbito social, que é assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Estratégia encontrada pelo Unicef, o selo estimula os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la e obter o Selo. Caruaru cumpre com o seu papel social e há cinco anos recebe o selo de município aprovado do Unicef, tal conquista é reflexo de uma gestão municipal comprometida com o futuro de crianças e adolescentes.
Segundo a secretária executiva de políticas sociais e articuladora do selo UNICEF em Caruaru, Adriana Queiroz, a 1ª Semana do Bebê pretende mobilizar toda a sociedade caruaruense, de forma a fomentar os cuidados com a 1ª infância, a relação afetiva entre seus cuidadores, a saúde integral das crianças nesta faixa etária, fortalecer o vínculo familiar, orientar e educar para a prevenção e criar canais de comunicação, que divulguem a importância da 1 ª infância por um desenvolvimento sadio da humanidade. ”A 1ª Semana do Bebê quer atingir todos os públicos da sociedade de Caruaru, independente de classe social e nível cultural”, destacou Adriana.
As ações, que serão realizadas durante os cinco dias, contarão com o apoio dos Conselhos Tutelares I e II e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para receber o Selo, os municípios são avaliados em três eixos: impacto social, gestão de políticas públicas e participação social. De acordo com o prefeito José Queiroz, este resultado demonstrou o impacto positivo da implantação das políticas públicas e participação popular.