A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, prevista pela Lei nº 13.381, de dezembro de 2007, iniciou ontem (21), em Caruaru, com a realização da 2ª Conferência Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado no auditório da UNINASSAU, onde foi trabalhado o tema ‘Não há controle sem participação social’. A Prefeitura de Caruaru, por meio da coordenação de Promoção das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), está à frente das ações realizadas em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Fundação de Cultura e Turismo, junto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD).
Representantes de entidades puderam debater na conferência os eixos: Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Direitos Humanos; Planejamento e Acessibilidade; Educação, Esporte, Cultura e Lazer; e Saúde, Habilitação e Reabilitação. Ao final foram escolhidos os delegados para a conferência estadual. O evento contou com um momento cultural promovido pelo Grupo de Dança Apaexonados, da APAE, que apresentou um número musical do folguedo Cavalo Marinho, e uma apresentação musical em libras da Escola Municipal Reunida Duque de Caxias.
“É um chamado para todos e todas se engajarem nessa luta da política pública construída no âmbito municipal, pela gestão que não caminha só, tem que ser uma gestão articulada”, destacou em sua fala no evento, a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas, que também pontuou os desafios de manter os serviços de assistência no município em função dos recorrentes atrasos do repasse do cofinanciamento federal do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). “Enquanto puder, o nosso tom é de resistir, de incluir, de lutar. Então, esse dia de hoje é de reflexão, mas também de construção de caminhos, e que, de fato, a ideia de inclusão possa avançar no município”, finalizou Perpétua.
“Temos avançado muito, mas tem muito ainda o que avançar. É um desafio para a gente com deficiência, muito árduo também para o município, já que nossa política não passa por um momento tão bom, mas estamos aqui em busca dos nossos direitos e para reafirmar, ainda mais, o compromisso que nós temos enquanto entidades, pessoas com deficiência. Para isso, a gente tem que se reunir, dar as mãos, para que possamos realmente combater as adversidades”, destacou o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD), Esnande Quirino.
Nesta quinta-feira (22) a programação continua com uma formação que está sendo realizada durante todo o dia com servidores municipais na FAFICA, onde eles estarão recebendo orientações sobre BPC/LOAS e mudanças na legislação.