Em meio às dificuldades encontradas no processo de comunicação com a sociedade, as pessoas com surdez seguem em busca de inclusão no Brasil. Para incentivar a inserção desse público na área acadêmica e no mercado de trabalho, assim como no meio social, e também para facilitar a comunicação entre ouvintes e pessoas com deficiência auditiva, o Senac abriu inscrições para turmas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na unidade de Caruaru, com aulas começando a partir do dia 21 de julho. O curso é voltado exclusivamente para quem não possui a deficiência e deseja aprender o idioma, oficial no Brasil desde 2002. “Nós estamos vivenciando uma época de mudança social em relação às pessoas com deficiência, eles precisam de mais inclusão na área acadêmica e no mercado”, comentou a gerente de Idiomas do Senac Recife, Mauricea Oliveira.
Com uma proposta dinâmica, as aulas buscam ensinar os sinais da língua, as feições e os movimentos do corpo. Segundo o instrutor do curso no Recife, Marcello Manoel, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui vocabulário e diversos significados específicos, além de ter estruturas sintáticas, semânticas e morfológicas como qualquer outro idioma. “Hoje vivemos em uma sociedade que está buscando meios para a inclusão, com isso temos a necessidade de aprender a se comunicar com uma pessoa surda e interagir com ela, e a Libras é a ponte dessa comunicação entre o surdo e ouvinte”, disse o instrutor, que também é surdo. “Com o curso, as pessoas terão a oportunidade de, além de aprender a se comunicar, conhecer a cultura surda que é muito rica e merece ser divulgada para a sociedade”, acrescenta.
Conforme o artigo 26 do Decreto 5626, de 22 de dezembro de 2005, instituições públicas – como bancos, hospitais e clínicas – têm orientação legal para garantir às pessoas surdas atendimento diferenciado, função que deve ser realizada por intérpretes de Libras. Esses órgãos precisam ter, pelo menos, 5% do seu quadro de funcionários formado por pessoas capacitadas neste idioma. Para atender às empresas que desejam oferecer essa capacitação aos funcionários, o Senac também oferece a possibilidade de fazer uma turma personalizada.
Os interessados em fazer o curso devem efetuar a inscrição pessoalmente na unidade do Senac no barro de Indianópolis.
Senac Caruaru
Intérprete de Libras
Carga Horária: 60h
Período: 21/07 a 10/11/2018
Horário: 8h às 12h
Dias na semana: aos sábado
Investimento: R$ 425,00 (parcelado até 6x no cartão)
Inscrições: Av. Maria José Lyra, 140, Indianópolis
Informações: (81) 3727.8259 / 8260