Neste mês em que a prevenção ao suicídio é amplamente divulgada por conta da campanha do Setembro Amarelo, sendo a maior campanha antiestigma do mundo, a Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) tem desenvolvido diversas ações alusivas. Uma delas foi realizada nesta terça (19), no Complexo Municipal de Saúde Jacqueline Fernandes. Psicólogos e o assistente social da Unidade de Atenção Psicossocial (UAP) distribuíram panfletos e promoveram um momento de psicoeducação com os usuários dos serviços do complexo, levando informações e orientações importantes para quem estava aguardando atendimento nas recepções.
A conversa interativa teve o intuito de orientar as pessoas sobre a importância dos cuidados e promoção em saúde mental, já que a informação e o acolhimento são essenciais para a prevenção ao suicídio. “Essa ação de promoção à saúde é enfatizada no mês de setembro, porém deve ser pensada durante o ano todo, envolvendo os cuidados integrais à saúde, como fazemos na UAP”, destacou a gerente do UAP, Elzimery Batista.
O suicídio é tratado como problema de saúde pública mundial, com impactos na sociedade como um todo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019 foram mais de 700 mil suicídios registrados em todo o mundo. Se contar com os episódios subnotificados, a estimativa é que esse número seja de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, atingindo a média de 38 pessoas que cometem suicídio por dia. Em Caruaru, do início de 2023 até o presente momento, foram registrados 253 casos notificados de violências autoprovocadas, das quais, 14 levaram ao óbito, segundo informações da Vigilância em Saúde, da SMS.