Com o objetivo de dar mais um passo em direção à interiorização do turismo, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), lançou na manhã desta quinta-feira (11) três guias turísticos: Arte em Pernambuco – Caruaru, Arte em Pernambuco – Tracunhaém e Rota do Rio São Francisco. O evento aconteceu no Polo Comercial de Cararu econtou com a presença do secretário da Setur-PE, Romeu Batista, do presidente da Empetur, André Correia, da presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Lucia Lima, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, Eric Veloso, além dos membros do Conselho Estadual de Turismo (Contur).
Ao todo, os guias terão, inicialmente, uma tiragem de 70 mil exemplares. Caruaru, município escolhido como cenário para o evento, além de ser famosa pelos festejos de São João, por seu polo têxtil em crescimento e pela popular feira, conta com a produção artesanal como forte atrativo da região. Para apresentar a turistas e pernambucanos um panorama da arte na cidade, o guia “Arte em Pernambuco – Caruaru” destaca o talento e a tradição de diversas famílias de artesãos e também de profissionais independentes, além de oferecer dicas de restaurantes, hotéis e atrativos turísticos.
Na ocasião, foram lançados também os guias “Arte em Pernambuco – Tracunhaém” e “Rota do Rio São Francisco”. O primeiro é focado na produção artesanal de Tracunhaém, em especial nas obras feitas com madeira, cipó, fibra e couro, além oferecer informações turísticas sobre atrativos no entorno dos centros de produção dos artesãos. Já o “Rota do Rio São Francisco” elenca a diversidade de atrações turísticas da região, incluindo as paisagens do rio e suas ilhas, cultura indígena, diversidade
gastronômica e roteiros culturais, de ave ntura e negócios. Para isso, são contemplados no guia os encantos de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco, Itacuruba, Petrolândia e Tacaratu.